Connect with us



Geral

Paraná e Japão querem intensificar comércio e parcerias

Publicado

em

Safismi

O presidente da Agência Paranaense de Desenvolvimento (APD), Adalberto Netto, e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, receberam nesta terça-feira (29), em Curitiba, uma comitiva de empresários japoneses para estabelecer estratégias de comércio internacional e intensificar as parcerias bilaterais. O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, participou do encontro, que reuniu representantes de 100 empresas japonesas. Também participou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

De acordo com o presidente da APD, a relação econômica entre Paraná e Japão vem sendo fortalecida com o programa Paraná Competitivo. “As empresas japonesas buscam segurança fiscal e previsibilidade jurídica e é exatamente isso que o programa de incentivo Paraná Competitivo oferece”, disse. Além da solidez econômica, afirmou Adalberto, outro ponto observado pelas empresas japonesas ao instalar novas unidades é a qualidade de vida que o Estado oferece.

PRIORITÁRIO – O presidente da APD afirmou que o Japão é um dos três mercados prioritários da agência. Segundo ele, já existem parcerias com a empresa Jetro, com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e com as cidades de Tokyo e Osaka. “O Paraná tem um bom ambiente de negócios”.

Para o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o encontro proporcionou avanços e consolidação de novas parcerias. “A troca de experiências é fundamental para elaborarmos novos projetos de redução de perdas e eficiência em saneamento básico.”

Segundo o embaixador Akira Yamada, a reunião foi muito importante para os empresários japoneses conhecerem um pouco mais da versatilidade do Estado. Ele explicou que o encontro antecede as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil. A embaixada está organizando uma série de eventos culturais, políticos e econômicos que serão realizados em São Paulo e Paraná .

ENCERRAMENTO – O encontro promovido pelo Governo do Estado encerrou a 20ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão. O evento foi organizado pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com a sua congênere japonesa a Keidanren.

AEN

Uniguaçu