Connect with us



Notícias

Paraguai está há 10 dias sem registrar morte por Covid-19

Publicado

em

Safismi

Há dez dias sem registrar mortes pelo novo coronavírus, o Paraguai é um dos países sul americanos que está conseguindo controlar o avanço da doença em seu território.

A última morte por Covid-19 no Paraguai foi no dia 28 de abril, de um homem de 47 anos da cidade de Presidente Franco, na região metropolitana de Cidade do Leste, na fronteira com Foz do Iguaçu. Como a vítima tinha quadro de insuficiência cardíaca a morte por coronavírus só foi oficializada no dia 1° de abril, após o resultado do exame.

Entre as explicações encontradas para o controle da doença no país estão as ações rígidas do governo, que contaram com o apoio da população. O Paraguai foi o primeiro país da região a fechar as fronteiras e decretar a quarentena total, com isolamento da população. O presidente Mário Abdo Benitez chegou a aplicar o toque de recolher, com policiamento nas ruas garantindo que ninguém que não trabalhasse em serviços essenciais estivesse nas ruas após às 20h.

Após 50 dias de quarentena, o governo iniciou a chamada “quarentena inteligente” onde serviços não essenciais puderam retornar mediante uma série de restrições. No da 29 de abril, o país não tinha mais pacientes de Covid-19 internados em UTIs.

O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde e Bem Estar Social, na quinta-feira (7), mostrou que em 59 dias de quarentena foram registradas 10 mortes, 462 casos confirmados e 148 recuperados.

Uniguaçu