Connect with us



Notícias

Outubro Rosa: Hospital Madre de Dio promove evento para mulheres nesta sexta-feira (22)

Publicado

em

Safismi

Neste mês de outubro, o Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, assumiu a missão de promover a saúde da mulher a partir de ações de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

O HMD Mulher, selo criado para promoção de ações sobre a saúde das mulheres tem o intuito de viabilizar a discussão sobre as doenças que mais afetam a população feminina no Brasil.
O objetivo é proporcionar mais informação e acesso aos serviços de diagnóstico que contribuem para a redução da mortalidade. Para isso, no dia 22 de outubro às 19h, o Madre de Dio promoverá o 1º Encontro de Conscientização sobre a Saúde das Mulheres.

O evento contará com a participação da nutricionista e coordenadora do setor de Nutrição e Dietética do HMD, Flávia Carmona, e a professora, radiologista e coordenadora do setor de Imagem, Patricia Moreira.
Devido as medidas de restrições sanitárias, para esse encontro serão disponibilizadas 90 vagas presenciais. As inscrições deverão ser feitas na plataforma Even 3, no endereço https://www.even3.com.br/hmdmulher2021/. É necessário preencher o formulário online para participar.
Será disponibilizado certificado de participação para as solicitantes.
Outubro Rosa
O mês de outubro é marcado mundialmente por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos de 1990.
O câncer de mama é considerado o mais incidente entre as mulheres brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que neste ano, surjam mais de 66 mil novos casos da doença. No Paraná, o número pode chegar a 3,5 mil novos casos.
Já o câncer do colo do útero, considerado o terceiro tumor maligno mais frequente no Brasil, está na quarta posição de causa de morte (por câncer) entre a população feminina. Segundo o Inca, em 2021, estima-se mais de 900 casos da doença no Paraná.
O objetivo da campanha Outubro Rosa – HMD Mulher, é compartilhar informações sobre o câncer de mama e alertar a população feminina sobre o câncer do colo do útero.
Prevenção
A mamografia é umas das formas mais comuns para o diagnóstico do câncer de mama. Este exame é indicado para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
Recomenda-se que mulheres com idade acima de 35 anos e às que possuem fatores de risco também realizem o exame. Para o câncer de colo do útero, a recomendação é que o preventivo seja realizado em mulheres entre 25 e 64 anos, que já iniciaram a vida sexual.
Para estimular o cuidado e a atenção com a saúde das mulheres, o HMD preparou condições especiais para o exame de mamografia digitalizada. A ação faz parte do selo HMD Mulher, que conta com ações de prevenção e diagnóstico precoce.
As informações referentes ao serviço podem ser solicitadas pelos números (45) 3565-6000 ou (45) 99118-6001, nas redes sociais e site, no endereço https://www.madrededio.com.br
Considerado um dos hospitais mais avançados do Estado paranaense, o Madre de Dio tem capacidade para 304 leitos, além de possuir cinco salas cirúrgicas, pronto-socorro completo e departamento de imagem com oferta de exames de alta complexidade.

A unidade está localizada no município de São Miguel do Iguaçu, região Oeste do Paraná, e é gerenciada pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades de administração hospitalar do país.

Redação RJ com Assessoria

Uniguaçu