Connect with us



Notícias

Onze jabutis são furtados de zoológico Bosque Guarani, em Foz do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

Onze jabutis foram furtados do zoológico Bosque Guarani, no centro de Foz de Iguaçu, no oeste do estado.

O furto aconteceu na quinta-feira (23), mas foi divulgado pela Polícia Civil na segunda-feira (27).

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os invasores pularam a cerca do bosque e cortaram a grade do recinto onde ficam 24 jabutis, dentro do zoológico.

O local não é iluminado durante a noite, para não atrapalhar o sono dos animais, e nem tem câmeras de segurança, o que dificulta as investigações para identificação das pessoas que furtaram os animais.

A polícia suspeita que mais de uma pessoa participou do furto, já que os animais podem pesar até 50 kg.

A Polícia Civil analisa imagens da câmeras de segurança da região para tentar identificar os invasores.

Segundo a polícia, os responsáveis podem responder por vandalismo e furto. Quem comprar os animais pode responder pelo crime de receptação.

Animal recuperado

Um dos animais furtados já foi recuperado. Uma representante de uma instituição de defesa dos direitos dos animais soube que uma conhecida que tinha comprado um jabuti.

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente localizaram o jabuti e identificaram, por meio de um microchip de identificação, que o animal era um dos furtados.

O jabuti chamado Aristides, de 10 anos e 20 kg, foi reconduzido ao zoológico.

Estes chips, implantados sob a pele dos jabutis, contém informações sobre a identidade dos animais, mas não funcionam como rastreadores.

Como medida de segurança, os jabutis que restaram foram conduzidos para um outro lugar, dividindo espaço com as araras, onde a segurança é reforçada.

O bosque, que fica no centro da cidade, é o terceiro maior zoológico do Paraná. Os animais que estão no local foram, na sua maioria, recuperados em apreensões.

Fonte: G1

Uniguaçu