Connect with us



Destaques

Ônibus de Foz devem ser remanejados após manifestação de motoristas e cobradores

Publicado

em

Safismi

A manifestação de cobradores e trabalhadores de uma das empresas que compõem o consórcio do transporte público de Foz de Iguaçu pode alterar algumas linhas de ônibus que atendem a região norte do município.

Segundo a FozTrans, responsável por regulamentar o serviço, veículos que atendem a região sul do município deverão ser remanejados para causar o minímo possível de prejuízo à população.

Em assembleia, realizada na manhã de hoje (24), motoristas e cobradores da Cidade Verde decidiram que os ônibus da empresa, que correspondem a 29% da frota do transporte público municipal, não deixarão a garagem. A decisão ocorre, segundo os trabalhadores, porque a empresa foi a única que não assinou o acordo coletivo com os funcionários.

O diretor presidente do FozTrans, Fernando Maraninchi, informou que ônibus das outras empresas que compõem o consórcio deverão ser remanejados para atender os moradores da região norte. Veículos que atendem a região sul serão redistribuídos na zona norte.

O acordo coletivo prevê reajuste salarial de 2% e aumento de 1% no valor do vale mercado, esse aumento sairia da taxa solidariedade que é paga pelas empresas aos trabalhadores.

A empresa Cidade Verde informou que não vai mais pagar a taxa solidariedade, pois é ilegal. Conforme a empresa, essa taxa era paga por antigos donos, mas como não há condições econômicas favoráveis, a nova diretoria não aceita pagar esse valor. A Cidade Verde informou que só por esse item ainda não assinou o acordo coletivo.

É quarta vez neste ano que ocorre algum tipo de paralisação dos trabalhadores do transporte coletivo.

 

G1

Uniguaçu