Connect with us



Paraná

Onda forte de frio no Estado vai durar a semana toda, alerta a meteorologia

Publicado

em

Safismi

A chegada de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas no Paraná desde a noite de segunda-feira (16), com expectativa de zero grau no extremo Sul do Estado entre o final da madrugada e início da manhã. De acordo a com previsão, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que aquelas registradas nos termômetros. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar ) alerta para a ocorrência de geada, mas sem condições favoráveis para a neve.

Nesta segunda-feira, em Curitiba, a temperatura mínima registrada foi de 11°C no início do dia, mas chegou a 9ºC no final da noite, segundo o Simepar, situação que se repetirá em todas as regiões paranaenses.

Nos próximos dias, no Paraná, os termômetros chegam a 3ºC em muitos pontos do Estado, com sensação térmica ainda mais baixa. “No Paraná, a tendência é de termos temperaturas mais baixas entre o Sul, Centro-Sul e o Leste do Estado, com temperaturas abaixo dos 5°C nos termômetros na divisa com Santa Catarina. Entre as cidades da região, como Guarapuava, Palmas e General Carneiro, fica próxima a zero grau, com a sensação de frio acentuada pelos ventos”, detalha o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

O frio intenso deve durar a semana toda, com condições para geadas localizadas. As temperaturas mínimas variam entre 2 a 6 graus até o fim de semana, pelo menos. As máximas ficam abaixo dos 20ºC na maioria das regiões neste período.

Acolhimento

A Fundação de Ação Social (FAS) vai realizar ações intensificadas para abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua até sexta-feira . O trabalho, que faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe, será realizado das 18h a 1h, quando mais equipes estarão nas ruas para oferecer os serviços e garantir que todas as pessoas que estão desprotegidas nas ruas possam ser acolhidas nas unidades do município.

O objetivo é abrigar as pessoas antes da madrugada, quando as temperaturas costumam ser menores, o que pode provocar a hipotermia.

A ação intensificada será realizada nas dez regionais da cidade. Na Regional Matriz, que concentra 60% da população em situação de rua da cidade, o trabalho contará com a presença de técnicos do programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde.

Governo lança campanha do agasalho com atenção no ‘corredor do frio’

O Governo do Estado inicia a terceira edição da campanha Aquece Paraná 2022, para trazer mais conforto e dignidade à população em situação de vulnerabilidade social nestes dias gelados, nesta terça-feira (17). É a data de início das arrecadações de cobertores e roupas.

A doação de cobertores é o foco da campanha, mas também serão aceitas roupas de inverno novas ou em bom estado de uso. Os itens podem ser levados até os quartéis do Corpo de Bombeiros e escritórios regionais da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho espalhados pelo Paraná ou por meio do aplicativo Paraná Solidário, que conecta o doador com as instituições.

Os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do chamado “Corredor do Frio”, que engloba o Sudoeste, o Centro-Sul, a Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, terão prioridade no recebimento das doações.

“Se cada um de nós ajudar com pouco, certamente faremos a diferença”, convida a superintendente de Ação Solidária do Paraná, Cristina Ricordi. “Mais um inverno rigoroso está chegando e neste momento o papel da ação solidária é trazer mais carinho e conforto para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Esta ajuda é imprescindível para permitir que diversos paranaenses mantenham sua dignidade”.

“Essa campanha é um dos grandes sucessos do Governo do Estado. Só no ano passado foram mais de 50 mil peças de roupas e cobertores arrecadados e encaminhados para quem mais precisa, para ajudar a suportar esse frio intenso do nosso estado”, destaca o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni.

Para conferir mais informações e os endereços dos pontos de coleta em cada município, é só acessar o site da campanha www.aqueceparana.pr.gov.br. A arrecadação vai até 28 de junho.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ação Solidária. A Secretaria de Comunicação Social e da Cultura e a Defesa Civil ajudam a organizar a campanha.

Geada negra

Há possibilidade para a formação de geada em vários pontos do Paraná, hoje. Ressalta-se que o vento se mantém mais persistente e, associado ao ar mais gelado, pode provocar a ocorrência de “geada negra” entre o sudoeste e o centro-sul paranaense, fenômeno que é mais prejudicial para a agricultura. O aviso é do serviço Alerta Geada, do governo do Paraná.

Uniguaçu