O combate ao câncer tem registrado avanços significativos ao longo dos últimos anos, tanto em termos de tratamentos quanto na prevenção, com destaque para a detecção precoce. Esses avanços têm sido fundamentais para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Em entrevista ao Jornal da Manhã desta sexta-feira (21), o Oncologista especializado em Quimioterapia e Imunoterapia, Dr. Fernando Luiz Motter, membro do CEONC Hospital do Câncer de Cascavel e da ONCOMEDI de Medianeira, falou sobre os tipos mais prevalentes de câncer, seus sinais e sintomas, além de enfatizar a relevância da detecção precoce. De acordo com o médico, identificar a doença em seus estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura, proporcionando melhores opções de tratamento.
A medicina tem experimentado avanços significativos na detecção e no tratamento do câncer nos últimos anos, permitindo a identificação de tumores precoces e ampliando, de forma mais eficaz, os tratamentos.
O especialista afirma, que o avanço nas terapias como tratamentos personalizados e imunoterapia são fundamentais, mas sem a detecção precoce e a conscientização sobre a importância dos exames regulares, muitos casos são identificados tardiamente, quando as opções de tratamento se tornam mais limitadas. Segundo o oncologista, a adoção de hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e a realização de exames periódicos que ajudam a detectar a doença em estágios iniciais, aumentando as chances de sucesso no tratamento e consequentemente da qualidade de vida dos pacientes.
Os exames mais recomendados para prevenção do câncer variam de acordo com o sexo, idade e histórico familiar, mas alguns dos principais incluem: mamografia e Papanicolau para mulheres, exame de sangue oculto nas fezes, colonoscopia, exame de PSA para os homens, e ainda exames genéticos para pessoas com histórico familiar.
O profissional reforça que cada pessoa tem um risco diferente e que a realização desses exames deve ser discutida com um médico, que pode recomendar quais são mais apropriados com base nas condições individuais.