Connect with us



Notícias

Obra de ponte em São Miguel está paralisada

Publicado

em

Safismi

A obra de construção da nova ponte na Rua Marechal Cândido sobre o Rio Leão em São Miguel do Iguaçu está paralisada há cerca de trinta dias. O trecho liga a região central da cidade ao Bairro Novo Mundo e diversos loteamentos, além de integrar a rota para o acesso à PR-497, que faz a ligação com os municípios de Itaipulândia e Missal.

De acordo com o Secretário de Administração de São Miguel do Iguaçu, Luciano Neris, a continuidade da obra depende da outorga do Instituto das Águas, que exige o estudo sobre o curso do rio para avaliar o impacto da construção. Segundo Neris, o documento não era necessário quando o projeto foi elaborado, permitindo o início da construção a partir de um acordo com a empresa vencedora da licitação.

Em entrevista concedida à reportagem da Rádio Jornal, Luciano Neris afirmou que um engenheiro trabalha para entregar o documento até a próxima quarta-feira (02) para ser enviado à Curitiba. O Secretário de Administração explica que os equipamentos foram retirados do canteiro de obras para evitar punição por parte da fiscalização.

Neris ainda ressalta que a instalação da ponte é uma etapa relativamente rápida, uma vez que a preparação do material continua em andamento. Conforme o Secretário de Administração, não há risco de não haver entrega da obra, pois trata-se de um evento do projeto “Avançar Cidades”.

Moradores da região do Bairro Novo Mundo se mobilizaram nas redes sociais para cobrar as autoridades sobre a paralização da obra. Uma manifestação estava programada para a manhã deste sábado (28), mas segundo participantes, foi cancelada em função do novo decreto municipal de prevenção à covid-19.

Os manifestantes reclamam do transtorno com a poeira das casas próximas à construção, além da distância de até quatro quilômetros para fazer o deslocamento de carro até o centro da cidade. Moradores também alertam para o perigo da passarela provisória para pedestres, que corre o risco de ceder.

Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu