Connect with us



Agricultura

Nota fiscal eletrônica para produtores rurais será obrigatória no dia 1º de julho

Publicado

em

Safismi

Desde outubro de 2018, produtores rurais de todo Brasil estão autorizados a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Mas a partir do próximo dia 1º de julho, o que era uma opção agora será obrigação, ao menos para alguns estados brasileiros, como Mato Grosso e Bahia. É importante ressaltar que o governo federal tem a intenção de tornar obrigatória a nota eletrônica até 2020 em todo território nacional.

De acordo com a Sefaz (Secretaria da Fazenda), a utilização da NF-e vai substituir as mais de oito milhões de notas fiscais físicas de produtor que circulam anualmente, reduzindo o custo do Estado de R$ 3,5 milhões por ano na confecção e distribuição de modelos em papel. Além de garantir mais agilidade e segurança, os produtores também terão despesas menores, pois não precisarão mais se deslocar até as prefeituras para retirar e devolver talões.

O primeiro passo para emitir a NF-e de Produtor Rural é ter um certificado digital do tipo E-CPF, uma espécie de CPF digital para pessoa física. Ele assegura a validade jurídica das notas emitidas, e será utilizado para realizar a assinatura digital. Caso o produtor rural já tenha um CNPJ, ele precisará também de um emissor e certificado digital, que neste caso é o e-CNPJ.

Após adquirir o Certificado Digital, será necessário escolher o programa Emissor de NF-e Produtor Rural que será utilizado. É neste programa que o produtor rural digitará as notas fiscais e fará a transmissão para o servidor da Sefaz.

De acordo com Reginaldo Stocco, CEO da startup VHSYS, startup especializada em gestão empresarial, é importante lembrar que cada estado pode ter uma regra diferente e, portanto, os produtores rurais precisam entrar em contato com a secretaria da fazenda de seu estado. Ainda segundo o CEO, os produtores rurais precisarão de uma mudança cultural para se adaptarem às novas regras. “É importante que o produtor se organize, adquira um certificado digital junto à Sefaz e procure programas de emissão de notas fiscais seguros e eficazes. Tudo isso pode parecer trabalhoso, mas vai garantir mais agilidade ao processo burocrático e profissionalizando uma operação que, muitas vezes, é feita de maneira manual, com maior possibilidade de erro”, acredita.

De acordo com Stocco, para evitar transtornos, o produtor deve optar por um emissor fiscal prático, seguro e com suporte técnico sempre disponível para auxiliar em caso de dúvidas. “Isso é importante porque qualquer dificuldade ou dúvida precisa ser sanada rapidamente para que não haja preenchimento indevido da nota fiscal. É importante ressaltar que quando a nota é autorizada, o programa gera um arquivo XML com a assinatura digital do produtor. Conforme o governo orienta, é interessante manter este arquivo guardado por cinco anos”, aconselha.

Vale lembrar que mesmo que a intenção do governo seja a obrigatoriedade da emissão da nota eletrônica em todo país em 2020, outros estados ainda não têm um cronograma definido para adotar essa determinação. “Por isso o produtor rural precisa consultar a secretaria da fazenda da sua unidade federativa, até porque os prazos podem ser adiantados ou prorrogados”, diz.

 

Assessoria

Uniguaçu