Connect with us



Notícias

Nota fiscal do produtor rural será eletrônica

Publicado

em

Safismi

Servidores públicos municipais do Setor da Nota do Produtor de São Miguel do Iguaçu, participaram do curso que visa à implantação do novo sistema de emissão da Nota Fiscal do Produtor Eletrônica (NFP-e).

Os servidores Zaira Denis Silvestre, Ana Carolina de Oliveira, Marcelo Martins de Castro e Laudicéia Piestch, estiveram na Receita Estadual de Cascavel recebendo a capacitação.

A partir de 1º de janeiro de 2019, a emissão de Nota Fiscal de Produtor (NPF) será obrigatoriamente eletrônica (NFP-e) nas vendas interestaduais. Nas vendas dentro do Estado, o uso da NFP-e será facultativo, ou seja, se o produtor preferir poderá continuar com o uso da nota tradicional em papel.

A Nota Fiscal Produtor Eletrônica – NFP-e, é um documento emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias. Sendo que todas as operações ficam armazenadas na Secretaria da Fazenda Estadual.

Para poder realizar a emissão da NFP-e os produtores rurais, obrigatoriamente, precisam fazer o cadastro de usuário no portal da Receita/PR (www.fazenda.pr.gov.br). O acesso se dá em ambiente seguro e mediante utilização de chave e senha.

Com a implantação do processo haverá vários benefícios para o produtor rural, tais como: Eliminação de prestação de contas na Prefeitura, redução de erros de escrituração, além da facilidade na emissão que poderá ser feita em qualquer lugar que possua computador com acesso a internet e impressora, evitando que o produtor perca tempo em ir à Prefeitura para retirar notas.

Os servidores do Setor de Nota Fiscal do Produtor Rural do município estarão orientando os produtores rurais sobre o novo sistema e realizando o cadastro de acesso no site na Secretaria Estadual da Fazenda.

Falou sobre o assunto na edição de hoje (21) do Jornal da Manhã, a servidora Laudicéia Pietsch.

Ouça a entrevista!

 

Renê Borges c/ Assessoria

 

Uniguaçu