Connect with us



Destaques

Motorista avança sobre moradores de ocupação em protesto e deixa morto e feridos em Valinhos (SP)

Publicado

em

Safismi

Um motorista avançou com o veículo sobre moradores de uma ocupação do Movimento Sem Terra (MST) em Valinhos (SP) na manhã desta quinta-feira (18) e matou um homem de 72 anos. O grupo fazia uma manifestação no momento da ocorrência e ao menos outras cinco pessoas foram atingidas. O motorista fugiu.

Segundo o advogado da ocupação “Marielle Vive”, Alfredo Bonardo, por volta das 8h os moradores pediam fornecimento de água e assistências escolar e de saúde para a Prefeitura de Valinhos durante o protesto na Estrada dos Jequitibás, onde ficam as moradias. Entregavam folhetos a quem passava pelo local para expor a situação dos habitantes.

A estrada estava bloqueada durante a panfletagem. Foi quando uma caminhonete preta se aproximou em alta velocidade, informou o advogado. Aproximadamente 400 pessoas participavam do ato, segundo ele. Os manifestantes tentaram ir atrás do assassino, mas o motorista mostrou que estava armado.

Entre os atingidos, um idoso foi socorrido de ambulância até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, mas foi a óbito, segundo confirmou o Corpo de Bombeiros. A morte também foi confirmada em nota enviada pela direção estadual do MST São Paulo.

Um outro homem, identificado como jornalista, teve ferimentos pelo corpo e foi levado para a UPA pelos próprios moradores, onde passará por exames. Ele estava gravando o protesto quando foi atingido pelo carro. Os outros quatro atingidos tiveram ferimentos leves.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram para o local. A estrada ficou interditada até as 9h30, e depois veículos puderam trafegar. Os manifestantes, no entanto, permanecem nas margens da via. O advogado informou que uma missa vai ser realizada no local.

Ocupação

A ocupação Marielle Vive se estabeleceu em uma área na Estrada dos Jequitibás em 14 de abril de 2018. Segundo o MST, cerca de 1 mil famílias vivem no local. O idoso vítima do atropelamento era morador.

Nota do MST

Na manhã desta quinta-feira (18), as famílias do Acampamento Marielle Vive em Valinhos (SP), integrantes do MST realizavam uma manifestação com entrega de alimentos na Estrada do Jequitibá, Km 07, em frente ao Acampamento, quando foram surpreendidas por um homem com uma caminhonete em alta velocidade que jogou o veículo contra os manifestantes. Existem vários feridos e uma pessoa infelizmente foi a óbito, o senhor Luiz.

A manifestação tinha como objetivo uma questão humana básica: pressionar a prefeitura por fornecimento de água. As famílias também lutam pelo direito de Reforma Agrária.

O Acampamento conta com mais de mil famílias e existe desde o dia 14 de abril de 2018 na Fazenda Eldorado Empreendimentos Ltda.

Exigimos punição imediata a este assassino, que age sob o clima de terror contra os movimentos populares, incentivado por autoridades irresponsáveis que estão no governo brasileiro.

G1

Uniguaçu