Connect with us



Chega Mais

Montando uma alimentação saudável para atividade física

Publicado

em

Safismi

O único profissional apto para descrever com propriedade o que devemos ou não comer e as quantidades adequadas é o nutricionista. Porém, há alguns consensos em relação a hábitos saudáveis que se colocarmos em prática já teremos uma grande melhora na nossa saúde. Lembrando que assim como o treino, o plano alimentar, para uma melhor eficiência deve ser individualizado. Assim, os resultados são mais eficazes e em um tempo mais curto. Mais uma justificativa para que aquelas dietas genéricas que todos fazem produzem um efeito sanfona ou simplesmente não possuem nenhum efeito. Somos todos diferentes, com necessidades diferentes e devemos respeitar o nosso corpo e seus limites.

Como Deve Ser a Alimentação antes do exercício físico?

A dieta mais adequada antes de realizar o exercício físico precisa conter substratos suficientes para ser fonte de energia alternativa. Ou seja, ser capaz de ter energia para manter o nível de intensidade do treino. Assim, essas fontes armazenadas, farão com que as reservas sejam preservadas tendo como consequência o aumento do fluxo sanguíneo.

O exercício físico é uma atividade muito intensa para nosso corpo e demanda um gasto energético bem elevado. Por isso é necessário que antes da atividade a gente ingira uma quantidade importante de carboidratos. Assim, o organismo tem suporte para manter a queima calórica utilizando a gordura como substrato energético, pois haverá mais oxigênio disponível.

É necessário ressaltar que não devemos exagerar na quantidade de carboidrato, uma vez que podemos desviar o fluxo sanguíneo para o intestino (para fins de digestão) o que pode gerar uma queda na performance no exercício. Alguns alimentos como arroz, lentilha, feijão e massas são ricas fontes de carboidratos.

A proteína também é muito indicada por especialistas para ser consumida antes do treino. Isso se da pelo fato de a proteína ingerida antes do treino ser responsável por aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, o que trás mais benefícios tanto para quem faz treino de força quanto para quem faz treino aeróbio, pois a proteína fará com que um grande número de aminoácidos seja fornecido, ajudando no fortalecimento da musculatura utilizada para realizar a atividade escolhida.

Como deve ser a alimentação depois do exercício físico?

Muitas pessoas, comumente comentem o erro de fazer uma má alimentação após o treino. Isso pode afetar tanto os resultados para quem quer ganhos em hipertrofia como quem quer emagrecer. E isso é ruim, porque se o corpo não recebe os nutrientes adequados após o treino, a recuperação (ressíntese) acontece de forma prejudicada, atrapalhando nos resultados. Alguns especialistas recomendam a ingestão de proteínas após o treino, devido a uma “janela” nos primeiros 30 minutos após o treino (de força) onde há maior utilização desse substrato para a síntese proteica, aumentado assim o volume muscular.

Uniguaçu