Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – TIPOS DE MASSAGEM, USOS E BENEFÍCIOS

Publicado

em

Safismi

Quantos tipos de massagem você conhece? Apesar de possuir um fundamento básico e fácil de explicar, existem muitas informações a respeito do método que são do conhecimento de poucos.

Até então, foram descobertos e estudados 100 tipos de massagem diferentes. Cada uma possui um objetivo e uma série de benefícios únicos. Isso faz da massagem uma ótima pedida para quem quer relaxar e tratar possíveis enfermidades ao mesmo tempo. Você pode dizer adeus às dores e às tensões após algumas boas sessões com um massagista profissional, além de poder curar muito mais do que apenas incômodos no corpo.

Do mesmo modo, certos tipos de massagem possibilitam até mesmo o tratamento de problemas emocionais. Suas propriedades não param por aí: aliadas a determinados aparelhos ou técnicas, elas são responsáveis por modelar e auxiliar na redução do inchaço corporal, sendo muito procuradas por quem gosta de um cuidado extra.

Seja ela relaxante, medicinal ou modeladora, a massagem possui diferentes aplicações e pode se concentrar em diferentes partes do corpo. Suas abordagens variam ao longo dos séculos, além da técnica mudar em determinados países.
1 – Massagem com pedras quentes
Muito vista em spas e o retrato do relaxamento, a massagem com pedras quentes funciona como uma terapia alternativa para curar a dor e o desconforto. Antes de serem depositadas na pele, as pedras utilizadas são aquecidas e levam óleo. Ela dura em torno de 90 minutos.
2 – Massagem sueca
Uma das mais populares de todos os tempos. Essa técnica é valiosa para quem possui muitos nós musculares, promovendo um relaxamento intenso.
3 – Reflexologia podal
Ela é capaz de restaurar níveis de energia, bem como alterar o emocional ao tratar possíveis desequilíbrios e distúrbios. Tudo isso ocorre por meio de estímulos realizados em pontos específicos do pé, terminações nervosas que correm diretamente ao cérebro.
4 – Craniossacral
Foca em uma parte específica do corpo, sendo ela a cabeça. Essa técnica é composta de movimentos suaves ao longo do crânio e da espinha, de forma que seja possível reativar o fluxo do LCR, o líquido cefalorraquidiano, conhecido também por fluido cérebro espinhal.
5 – Massagem com aromaterapia
Os diferentes óleos influenciam nos problemas emocionais, além de despertar regiões profundas do cérebro, como aquelas responsáveis pelo armazenamento da memória e de certas emoções.
6 – Shiatsu
A técnica japonesa é extremamente popular por promover relaxamento intenso, bem como profundo alívio de tensões musculares e o estresse. A massagem shiatsu envolve a eliminação de dores de cabeça e de problemas emocionais como a ansiedade e a depressão.
7 – Liberação miofascial
Ela também age nos músculos e outras estruturas relacionadas, alongando-os por meio da aplicação de pouca pressão ao longo do corpo.
8 – Shantala
A técnica ancestral consiste em massagear especificamente bebês, podendo aliviar as terríveis cólicas e promovendo o bem-estar da criança.
9 – Massagem pré-natal
Ela é capaz de reduzir eventuais dores, tensões musculares e estresse que surgirem durante a gravidez. Todavia, é importante se atentar às especificidades de sua gestação, já que durante o primeiro trimestre, existe risco de aborto espontâneo.
10 – Tailandesa
Ela busca elevar os níveis de energia e melhorar a circulação, esticando e torcendo o corpo em diferentes posições para alcançar a flexibilidade necessária, bem como pressão firme aplicada pelos dedos e pela palma da mão.
11 – Tântrica
A massagem tântrica consiste no fortalecimento da ligação entre os parceiros em um nível espiritual elevado, envolvendo chakras e fluxo de energia que viaja por todo o corpo.
12 – Ponto-gatilho
Mais um dos tipos de massagem disponíveis para aliviar dores, a ponto-gatilho funciona de forma que seja possível tratar o problema ao focar em determinadas regiões do corpo.

Massagem modeladora
A técnica não é útil apenas para relaxamento e tratamento das dores. São úteis para quem busca emagrecer, desinchar ou modelar o corpo, aliando os movimentos a aparelhos próprios para o objetivo.
Drenagem linfática
Nesse sentido, a drenagem linfática é peça-chave quando o assunto é eliminar a retenção de líquido e o inchaço.
Massagem com ventosas
Funcionando como massagem modeladora, a ventosa é capaz de gerar pressão o suficiente para melhorar o fluxo o sanguíneo e suavizar a celulite, ao mesmo tempo em que modela a silhueta.

Fonte: Área de Mulher | Imagem: Isabel Oliveira

Uniguaçu