Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – SAPINHO – O QUE É, CAUSA, SINTOMAS, TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Publicado

em

Safismi

O sapinho, também conhecido como candidíase oral, é uma micose que atinge a região da boca. Além disso, ela é causada pelo fungo chamado Candida albicans.
Quando ocorre uma falha no nosso sistema imunológico, este fungo tem a disposição de multiplicar-se e ser capaz de causar uma doença. Sendo assim, ele engana quem acha que ele não causa doenças em um indivíduo sadio, pois basta apenas uma queda na imunidade e ele começa a agir.
Sendo assim, esta doença ocorre nos seguintes indivíduos:
Bebês;
Pessoas com deficiência no sistema imunológico;
Pessoas idosas, portadoras de prótese dentária.
Além disso, o fungo Candida pode ser encontrado normalmente no trato gastrointestinal. Desse modo, o diagnostico feito através da cultura do fungo obtido por meio da raspagem das lesões não é considerado eficiente, visto que o fungo já se encontra no nosso organismo.
O sistema imunológico de pessoas saudáveis é capaz de se defender contra alguns fungos, e um deles é o fungo Candida, responsável pelo sapinho. No entanto, pessoas que não possuem um sistema imunológico bom, estão sujeitas a esse tipo de doença. Conforme visto anteriormente, são os bebês, pessoas idosas e imunodeprimidas.
Além disso, existem alguns tratamentos químicos que facilitam o desenvolvimento do fungo. Ou seja, afetam a mucosa bucal e, assim, conseguem fragilizá-la. Sendo eles:
Quimioterapia;
Radioterapia;
Antibioterapia;
Corticoterapia.
Contudo, nos bebês as causas são diferentes. Um caso raro é que o fungo Candida pode ser transmitido através do parto, ao passar pelo canal vaginal. No entanto, a causa mais frequente e normal do sapinho é o contato do bebê com o a mamadeira ou chupeta, que nelas o fungo pode estar presente. Além disso, se a mãe estiver tomando antibiótico e o bebê ainda estiver na fase de amamentação, o risco do fungo se proliferar é maior.
Com a falta de higiene bucal, pode-se observar que aparece um revestimento branco sobre a mucosa oral. Contudo, se este revestimento não sair ao escovar os dentes, pode procurar um médico, pois você está com sapinho. Sendo assim, a doença pode apresentar os seguintes sintomas:
A primeira característica do sapinho é a inflamação da mucosa;
A parede bucal é coberta com uma camada esbranquiçada: na parede das bochechas, língua e garganta. Sendo assim, a língua é frequentemente branca, podendo ser parcialmente ou totalmente;
Dor de garganta;
Se o sapinho tiver espalhado para o esôfago, é possível notar a dificuldade de engolir, tanto comida quanto saliva;
Boca seca;
Mau hálito;
Perda de gosto ou uma sensação anormal na boca;
Fissuras e rachaduras nos lábios.
Já nos bebês, o sapinho pode ser identificado pelos seguintes sintomas:
Igual no de adultos, é possível observar placas brancas na boca. Contudo, estas placas podem ser confundidas com restos de leite, e por isso merecem total atenção;
Choro constante;
Febre acima dos 38ºC;
Dor, em alguns casos;
Assim como nos adultos, o fungo pode se espalhar para o esôfago, fazendo com que tenham dificuldade para engolir.
Tratamento do Sapinho
O tratamento desta doença é feito com a aplicação de um antifúngico local em forma de líquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol.
No entanto, se o sapinho não for tratado rapidamente e se expandir para o esôfago, será necessário um tratamento sistêmico. Sendo assim, o médico irá prescrever um antifúngico por via oral, como o fluconazol.
Nos bebês, o tratamento também é feito com um antifúngico local. Contudo, o ideal é procurar um pediatra.

Contudo, nos bebês, devem ser tomadas as seguintes prevenções:
Todos os dias por 20 minutos, ferver chupetas e brinquedos que o bebê colocam na boca;
Depois de uma semana de uso, deve-se substituir chupetas e mamadeiras;
Lave com uma xícara de vinagre todas as roupas. Assim, é possível eliminar o fungo das mesmas;
Lave as mãos com frequência, principalmente após as trocas de fralda. Contudo, não lave com sabonete antibacteriano, pois ele pode matar as bactérias boas;
Coloque em sua rotina secar as mãos com papel toalha e descarte-o após cada uso;
Sempre que possível, deixe o bebê sem fralda.

Fonte: Bruna Perilo | Imagem: R7

Uniguaçu