Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – PRINCIPAIS SINAIS DA CHEGADA DA MENOPAUSA

Publicado

em

Safismi

Assim como a primeira, a última menstruação marca um importante momento na vida de toda mulher. Enquanto a primeira menstruação, que ocorre lá na puberdade marca o início do período fértil da mulher, a última marca o seu fim. Contudo, essa mudança, apesar de natural, trás consigo algumas mudanças no corpo da mulher, o que pode causar um pouco de medo e muitas dúvidas.

Nessa fase, a mulher começa a vivenciar sensações como ondas de calor, falta de libido, mudanças de humor entre outras.
Felizmente são sintomas passageiros e que podem ser aliviados com tratamentos e cuidados específicos que visam oferecer uma vida plena e saudável após o fim do período fértil.

Portanto, hoje iremos falar mais sobre a última menstruação, como se dá, os principais sintomas que apontam a sua chegada e claro, o que fazer para aliviá-los. A famosa menopausa se trata de um processo natural do organismo que marca o fim do período fértil da mulher e ocorre por volta dos 50 anos, podendo ser antes, a chamada menopausa precoce ou depois em alguns casos.

Para entender o que isso significa na prática, precisamos compreender o funcionamento do organismo feminino. A começar pelos óvulos, que são produzidos nos folículos, que são as células germinativas do ovários, e que já estão presentes desde o nascimento. Desse modo, quando uma menina nasce, ela já tem em média 1 a 2 milhões desses folículos, que vão se perdendo ao longo da vida, a cada ciclo menstrual. Então, quando esses folículos finalmente acabam, a mulher não será mais capaz de produzir novos óvulos, consequentemente haverá uma queda hormonal e o fim da sua fase reprodutiva, marcada pela última menstruação. O período que ocorre antes da última menstruação é o que chamamos de climatério.

Então, em termos técnicos só é tida como menopausa após um período de 12 meses seguidos sem menstruar. Sendo assim, o período antes desse evento é o que chamamos de climatério, que nada mais é do que a fase de transição fisiológica que marca o fim da vida reprodutiva da mulher. Enquanto a menopausa ocorre por volta dos 50 anos de idade em média, o climatério pode levar anos, começando por volta dos 40 anos se estendendo até os 65 anos. Nessa fase, a mulher começa a sentir mudanças no seu corpo, que indicam que a menopausa está próxima. Há uma diminuição das funções ovarinas, o que faz com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem completamente.

Além disso, outros sintomas e sinais se manifestam na mulher, caracterizando o climatério, indicado que a menopausa está próxima. Os principais são:
Menstruação irregular
Ondas de calor
Mudanças de humor
Diminuição da libido e outras alterações urogenitais
Problemas para dormir

Tratamentos
Então, caso apresente um ou mais desses sintomas, o ideal é procurar um ginecologista para avaliar a situação, e então encontrar a melhor forma de lidar e aliviar os sintomas. Uma coisa boa é que geralmente, esses sintomas são passageiros, podendo ser aliviados por terapias hormonais. Contudo, no caso de recorrer a terapia de reposição hormonal, ela deve ser indicada por um médico, após uma avaliação completa, baseada no histórico de saúde da paciente e do funcionamento do seu organismo.

Fonte: Cristyele Oliveira | Imagem: Femal One

Uniguaçu