Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – GASTROPLASTIA: O QUE É, COM É FEITA E DIFERENÇAS PARA A BARIÁTRICA

Publicado

em

Safismi

Ela, geralmente, tem durabilidade de dois anos. Além disso, é uma ótima saída para quem não quer realizar cirurgias.

Contudo, apenas 1% da população tem acesso a cirurgias, que revertam o caso. Além disso, existem também uma parcela de pessoas que ficam aguardando. Ou seja, eles não tem os quesitos solicitados para fazer a bariátrica. Por isso, tentam reverter o quadro com medicamento. O que, muita das vezes, não resolve.

Dentre todo esse movimento, surge a gastroplastia. Entenda, agora, do que se trata e como é realizada esse procedimento. Segundo especialistas, ele é um método menos invasivo.

É um tratamento voltado para pessoas que sofrem de obesidade. Porém, ele é considerado menos invasivo, do que a cirurgia bariátrica. Esse procedimento é o mais recomendado por médicos e especialistas. No entanto, a pessoa que está doente precisa está dentro do solicitado. Para que haja a cirurgia.

No entanto, é indicada para pessoas que se encontram com obesidade grau I e II. Ou seja, os que, geralmente, não são aptos para fazer cirurgia. Inclusive, também é indicada para obesidade mórbida, que não possuem condições clínicas. Ou que apenas se negam a realizar o procedimento da bariátrica. Os resultados alcançados são uma perda de pelo menos, 20%. Chegando, inclusive em resultados, até 25%. No entanto, a paciente precisa adotar hábitos como a reeducação alimentar e exercícios físicos. O procedimento tem duração de 2 anos. Aliás, o processo da gastroplastia pode ser repetido quando necessário. Pois é compreensível que a reeducação alimentar é um processo de longo prazo e muito difícil.

A técnica consiste, basicamente, na introdução de um tubo flexível pela boca. Assim como é feito, também na endoscopia. No entanto o procedimento, é feito no hospital e com anestesia geral. O responsável pelo o procedimento, o endoscopista, vai suturando o órgão até deixa-lo de forma tubular. Importante lembrar, que ele faz o processo todo guiado pela visão ampla que ele possui do estômago.

Outra parte fundamental da gastroplastia, é a reeducação alimentar. Ela vai garantir o sucesso do procedimento. Além disso tudo, ela promove o emagrecimento inicial, reforça a percepção do paciente sobre a perca de peso. Inclusive, identifica erros e transtornos alimentares. Também ajuda na preparação da alimentação pós-operatório. Diferente da bariátrica, a gastroplastia não prejudica a absorção dos nutrientes. Por isso, não é preciso o uso de suplementação vitamínica e proteica.

Geralmente, é procurada como forma de emagrecimento rápido. Por não precisar ser feita cirurgia. E segundo especialistas, não é indicado para qualquer pessoa. Ou seja, apenas pacientes com IMC (Índice de Massa Corporal) entre 28 até 35, e que não tiveram resultados com medicação e dietas.

Inclusive existem restrições com relação a crianças e adolescentes. Pois existe uma idade mínima para a realização do procedimento. E ela é em torno dos 13 ou 14 anos. Mas também depende de um a indicação de um psicólogo e endocrinologista infantil.
No entanto, há especialistas que dizem que não existe idade limite. A criança ou adolescente precisa apenas estar dentro dos critérios e com os exames de acordo.

A principal preocupação das pessoas que querem ou pretendem fazer esse método saber se a gordura volta. No entanto, de acordo com os especialistas esse procedimento é totalmente irreversível. Conforme os médicos que realizam o procedimento, o estômago produz uma cicatrização e fibrose. Dessa forma, é de caráter irreversível. Porém, o estômago pode precisar de novas suturas. Isso porque, ele perde o formato de tubular. Com isso, só será preciso ser refeito caso haja,sobretudo, a volta do ganho de peso.

Fonte: R7 | Imagem: Clínica EDT

Uniguaçu