Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – COMO, ATRAVÉS DE ALGUNS SINAIS, IDENTIFICAR CÂNCER DE PELE

Publicado

em

Safismi

 

O câncer de pele é um, entre as variedades da patologia, que mais possui casos no Brasil. A doença corresponde a 33% dos incidentes no país. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirma que são cerca de 180 mil novos casos por ano. O câncer é caracterizado pelo crescimento irregular e descontrolado de células. No caso de câncer de pele, é o desenvolvimento das células da pele que crescem sem controle. Mesmo com alto nível de periculosidade, o câncer de pele pode ser identificado através de sinais que o corpo vai revelando.

Um dos principais exames para identificação de câncer de pele é o ABCD. Ele irá observar as manchas na pele, e verificar se suas características correspondem a patologia. O ideal é que seja feito uma analise semestral. Você pode se colocar em frente ao espelho e observar todo o seu corpo, inclusive planta dos pés, atrás das orelhas, cabeça e costas. Se você sentir dificuldade de olhar em certos ponto, peça para que alguém próximo tire umas fotos para que você possa ver melhor.
Através dessa verificação, você irá procurar pelo ABCD. Se você encontrar algum deles, pode indicar câncer de pele. Veja:

A de Assimetria de lesão: Se uma metade for diferente da outra na mancha.
B de Borda irregular: Quando o contorno da mancha não é liso.
C de cor: Se a diferença de cores em uma mesma mancha.
D de diâmetro: Se o diâmetro da mancha for maior que 6 mm.
Confira mais alguns possíveis indícios.

CÂNCER DE PELE NÃO MELANONA – Esse tipo de câncer é mais fácil de ser tratado, porém, se diagnosticado em uma fase avançada pode espalha-se para outros órgãos. Pequena ferida na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que pode causar coceira
Crescimento rápido e formação de casquinha
Secreção e coceira
Ferida que não sara e que sangra durante várias semanas
Verruga que cresce.

CÂNCER DE PELE MELANONA – Esse tipo de câncer é maligno, e pode ser muito perigoso. Sua principal causa é a alta exposição ao sol. Por isso é de extrema importância o uso de protetor solar. Veja suas características:
Pinta ou sinal escuro na pele
Bordas irregulares
Descamação da pele
Coceira

Fonte: Toni Nascimento | Imagem: Drauzio Varella

Uniguaçu
eleicoes