Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – 6 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O SONO DO BEBÊ

Publicado

em

Safismi

COMO CRIAR UMA ROTINA QUE AJUDE NA NOITE DE SONO?
Para os bebês, é muito útil marcar bem dia e noite, o que ajuda no estabelecimento de uma rotina. O bebê inicia sua produção de melatonina (hormônio que ajuda a estabelecer o círculo circadiano e a regular o sono) por volta dos três meses de idade. “Por isso, nas primeiras semanas, o sono é bem bagunçado. A rotina ajuda. O leite materno também, porque ele é fonte de melatonina”.
Você também pode criar um ritual para fazer todos os dias na hora de dormir. Bebês mais novinhos costumam dormir enquanto estão mamando. Nesse caso, basta colocá-los no berço. Quando eles ainda estão acordados após a mamada, a recomendação é colocá-los no berço sonolentos, mas ainda acordados. O importante é descobrir o que funciona melhor para cada um.

QUANTAS HORAS POR DIA É NORMAL O BEBÊ DORMIR?
Bebês recém-nascidos dormem muito. Conforme eles vão crescendo, a quantidade de sonecas é reduzida. Mas não existe um número ideal de horas a serem dormidas, pois essa faixa é bem ampla. Em geral, segundo a médica, bebês de até 3 meses dormem entre 11 e 19 horas por dia e bebês de 4 a 11 meses dormem de 10 a 18 horas (somando todas as horas dormidas dentro das 24 horas do dia).
O BEBÊ ESTÁ DORMINDO HÁ MUITO TEMPO. É PRECISO ACORDÁ-LO PARA MAMAR?
Normalmente, isso não é necessário. De acordo com a médica, a crença de que o bebê precisa acordar de três em três horas é mito, assim como a crença de que o leite da mãe é fraco quando o bebê mama de hora em hora. Apenas bebês prematuros ou que não estão ganhando o peso adequado para a sua idade em alguns casos precisam ser acordados.

COMO MANTER O BEBÊ SEGURO DURANTE O SONO?
O local mais seguro para os bebês dormirem é o berço. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que bebês de até 6 meses durmam em berço no quarto dos pais e entre 6 e 12 meses, passem para seu quarto. Bebês que nasceram prematuros, têm alguma condição de saúde ou estão com vacinas atrasadas devem permanecer no quarto dos pais. Além disso, o indicado é posicioná-los de barriga para cima (quando aprendem a rolar, não há necessidade de desvirar) e sem adornos no berço (segundo a pediatra, nenhum dispositivo reduz o risco de morte súbita). O ambiente deve ser livre de tabaco.

O QUE FAZER PARA ESTIMULAR O BEBÊ A DORMIR SOZINHO?
O ideal é colocar o bebe sonolento, mas ainda acordado no berço. Quanto antes isso for feito, mais rápido ele vai dormir sozinho. “Na verdade, todos nós, independentemente da idade, dormimos por ciclos. No final de cada ciclo, temos um breve despertar para checarmos se o ambiente continua igual ao que estava quando dormimos. Se o bebê dormiu no colo e acorda no berço, opa! Tem algo estranho aqui. Ele vai precisar do colo novamente para dormir. Se ele dorme mamando, vai precisar mamar não necessariamente por fome, mas sim porque ele associou o sono ao mamar. Por outro lado, se ele dormiu no berço, acordou no berço, ele tem a possibilidade de voltar a dormir sozinho, sem a necessidade da intervenção dos pais”.

É SEMPRE NECESSÁRIO INTERVIR NOS DESPERTARES NOTURNOS?
Algumas pessoas optam por não atender o bebê prontamente sempre que ele desperta e chora um pouco. Existem estudos que apontam que essa atitude não causa consequências negativas a longo prazo, porém, é difícil colocá-la em prática, até porque muitas vezes não se sabe qual é o motivo de choro (se é apenas uma forma de pedir pela presença dos pais ou se é algo mais sério).
Antes de colocá-lo para dormir, faça o ritual com o qual estão acostumados: mamar, escovar os dentes, vestir o pijama, etc. Então, coloque o bebê no berço. “Chorou? Atenda sempre e procure intervir o mínimo possível – em vez de pegar no colo, tente tocar o bebê, conversar. Continua bravo? Pegue no colo. E tente sempre o mínimo de intervenção”, finaliza.

Fonte: Drauzio Varella | Imagem: Revista Crescer

Uniguaçu