Connect with us



Notícias

Missal reuniões com grupos de empresas que não são consideradas serviços essenciais define a reabertura gradativa do comércio

Publicado

em

Safismi

 Reuniões na manhã desta terça-feira, 07 de abril, orientaram diversos segmentos sobre a reabertura gradativa do comércio em Missal. Após a edição de um plano de contingência por uma equipe técnica, formada por profissionais da saúde, houve uma audiência por videoconferência com representantes do Ministério Público. A recomendação por parte da promotoria é que seja mantido o ISOLAMENTO SOCIAL. Baseado nas questões técnicas apontadas no plano de Contingência, elaborados pela equipe de Missal, o Prefeito Eduardo, definiu pela abertura gradativa, desde que seguindo critérios recomendado pelo Ministério da Saúde.

        O Horário de abertura das atividades que não são consideradas essenciais pelo decreto do Governo do Estado, será das 13h às 18h até o dia 11 de abril. No entanto, não significa que tudo volta a normalidade. O ISOLAMENTO SOCIAL continua recomendado, portanto, as pessoas que precisarem se deslocar até o comércio, não devem ficar circulando pela cidade, devem retornar as suas residências e os grupos considerados de maior risco, devem permanecer em casa. Os atendentes devem tomar diversas precauções, durante o expediente, como após o retorno as residências.

        Foi deixado claro ao prefeito, que os estabelecimentos que não cumprirem com o recomendado não sofrerão multas, mas sim serão imediatamente fechados, onde não será mais permitido o funcionamento da mesma. As medidas contidas no Plano de Contingência, elaborado com critérios técnicos, são severas e devem ser cumpridas à risca, justamente para evitar o avanço do novo Coronavírus. Inclusive, cada proprietário assinou um termo de responsabilidade.

        Entidades ligadas a saúde, consideram essa semana, como o pico de transmissão da doença, no entanto, isso poderá ser percebido, somente dentro de 14 dias. Considerando essa situação é importante redobrar os cuidados. O município está trabalhando para que não hajam casos em Missal e adotou diversas medidas, mas também não pretende prejudicar nenhum empresário, muito menos os empregados, pois compreende que todos dependem do trabalho para o sustento.

        Para isso, pede a colaboração de toda a população. “Orientamos todos sobre as medidas a serem adotadas, tanto com os funcionários, como ao atendimento ao público, evitando aglomerações, priorizando o atendimento as pessoas que não estão nos grupos de risco, justamente para evitar a contaminação de alguém, mas pedimos também, para que a população contribua e entenda que essa situação é momentânea, caso não haja colaboração por parte da população, o Ministério Público pode recomendar o fechamento imediato do comércio, por isso, colabore”, suplica o Prefeito Eduardo Staudt, de Missal.

As atividades autorizadas pelo decreto nº 5359 de 06 de abril de 2020, são as seguintes:

– Lojas de confecções, enxovais,

– Lojas de calçados,

– Lojas de móveis e eletrodomésticos,

– Lojas de presentes/utilidades,

– Lojas de materiais esportivos,

– Lojas de consertos e acessórios de eletrônicos,

– Escritórios de imobiliárias,

– Seguradoras,

– Escritórios em geral,

– Lojas de conveniências,

– Livrarias e papelarias,

– Relojoarias,

– Loja de decoração,

– Joalherias,

– óticas,

– Lojas de vendas e artigos para celulares,

– Metalúrgicas e funilarias,

– Madeireiras,

– Marcenarias,

– Fábricas de móveis e estofados,

– Vidraçarias,

– Profissionais liberais e autônomos,

– Academias e centros esportivos,

– Pet shop,

– Lojas de artigos infantis,

– Salões de beleza,

– Clínicas e centros de estética,

– Clínicas de terapias corporais e de fisioterapias,

– Centros de yoga,

– Pilates,

– Cabeleireiros e barbearias,

– Lojas de compra,

– Venda e troca de veículos,

– Comércio de peças e implementos agrícolas,

– Marmoraria.

Horário de Funcionamento

        Os serviços que, conforme decreto do Estado, não são considerados como essenciais e que constam no último decreto municipal, estão autorizados ao funcionamento a partir desta terça-feira, 07 de abril de 2020, até o dia 11 de abril, das 13h às 18h, com exceção do dia 11 de abril (sábado), cujo horário será das 08h às 13h. Os Horários e a continuidade da abertura do Comércio de forma gradativa, serão avaliados semanalmente.

Termo de Responsabilidade

        A autorização de funcionamento fica condicionada ao cumprimento das medidas constantes no Plano de Contingência para reabertura gradual do comércio do Município de Missal. Os representantes de cada estabelecimento em questão, assinaram um Termo de Responsabilidade e ciência.

ISOLAMENTO SOCIAL

        Ainda conforme o decreto nº 5359 de 06 de abril de 2020, fica recomendado o ISOLAMENTO SOCIAL para toda a população residente no Município, devendo as pessoas permanecerem em suas residências, com exceção daquelas convocadas para trabalhar em função de atividades essenciais, nas empresas nas quais estão empregadas e que ainda mantêm o funcionamento, observadas as medidas implementadas pelo poder público, ou nas ações de combate ao COVID-19.

        Os idosos e as pessoas que integram grupos de risco, devem permanecer em suas residências, evitando contato com terceiros e só deixando seus lares em caso de extrema necessidade.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu