Connect with us



Notícias

Missal recebe o Papa Pilhas para a destinação correta de pilhas e baterias

Publicado

em

Safismi

Nesta sexta-feira, 30 de agosto, o Departamento de Meio Ambiente de Missal recebeu os dispositivos papa pilhas, adquiridos em parceria com o Instituto Sicoob, que ficarão à disposição da população na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, recebendo os resíduos de pilhas e baterias que não podem ser enviados para a coleta junto com os materiais recicláveis.

A coleta de pilhas e baterias é realizada pelo Departamento de Meio Ambiente desde 2012. Esses materiais são coletados e enviados para uma empresa de Foz do Iguaçu que destina corretamente esse tipo de resíduo, já que em sua composição, pilhas e baterias possuem metais pesados e outros compostos tóxicos.

É importante lembrar que as pilhas e baterias são classificados como resíduos perigosos, não sendo portanto, indicado seu envio junto com os materiais recicláveis ou com o caminhão da coleta convencional que destina os resíduos orgânicos e rejeitos ao aterro sanitário. “Esses resíduos perigosos quando não descartados corretamente contaminam o solo e o lençol freático e causam risco a saúde da população, por isso é necessário que sejam separados e enviados ao local adequado”, explicou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner.

A entrega do kit foi realizada pela gerente do Sicoob em Missal, Lislaine Nascimento, para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, juntamente com a Tecnóloga Ambiental, Pâmela Buche do Departamento de Meio Ambiente.

O Papa Pilhas é uma ação do Instituto Sicoob, que tem como finalidade o descarte correto de pilhas e baterias afim de diminuir o impacto ambiental que esses produtos causam, uma vez que, uma única pilha contamina o solo durante 50 anos e é capaz de poluir 20 mil litros de água com o tempo de degradação que pode variar entre 100 a 500 anos.

Assessoria

Uniguaçu