Connect with us



Notícias

Ministro destaca o potencial de Foz para desenvolver o turismo termal

Publicado

em

Safismi

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, destacou o potencial de Foz do Iguaçu para o desenvolvimento do turismo termal no Brasil. A avaliação foi feita durante a abertura da 18ª edição da Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-estar, a Termatalia, na tarde de quinta-feira (13), no Recanto Cataratas Convention & Spa.

Também participaram do ato o prefeito de Foz, Chico Brasileiro; o diretor da Termatalia, Alejandro Carballo Rubin; o secretário de Esporte e Turismo do Paraná, João Carlos Barbiero; o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, o presidente do Fundo Iguaçu, Carlos Silva, a diretora de Turismo do governo da Galícia (Espanha), Nava Castro; o diretor financeiro executivo de Itaipu e diretor-geral brasileiro em exercício, Mario Antonio Cecato, entre outras autoridades municipais e estaduais do Brasil, da Espanha e da Argentina.

Lummertz veio especialmente a Foz do Iguaçu para participar da abertura da feira, que tem como slogan “ A Energia das Águas”. O evento é considerado o maior do segmento no mundo e acontece pela primeira vez no Brasil. Participam delegações de 34 países, entre eles especialistas, operadores de turismo, profissionais do setor e jornalistas.

Antes da cerimônia oficial do evento, Lummertz visitou os estandes de expositores de destinos nacionais e internacionais e de atrativos termais e de wellness spa.

“ O Brasil tem potencial para o turismo termal e Foz do Iguaçu tem um papel importante para o desenvolvimento do setor no país. Precisamos criar a partir de agora um ambiente favorável para os futuros investimentos que virão neste segmento”, avaliou Lummertz.

De acordo com estudos realizados pela Global Wellness Institute, a indústria de saúde e bem-estar é, hoje, um mercado de US$ 3,7 trilhões – que inclui setores como fitness, cosmética, medicina preventiva, complementar e alternativa -, que cresceu 10% entre 2013 e 2015.

Neste contexto, somente o segmento de turismo de saúde e bem-estar apresentou crescimento de 14% no mesmo período e foi responsável por 691 milhões de viagens realizadas em 2015. As viagens relacionadas ao setor representam 6,5% de todas as viagens turísticas, embora os gastos destes turistas representem 15,6%.

“ A Termatalia nos dá uma oportunidade de aprender mais sobre o turismo termal e também para avançarmos no setor de saúde e bem-estar no Paraná e demais destinos brasileiros. Este é um segmento que precisa ser melhor aproveitado no país”, reforçou Barbiero.

Agradecimento

O prefeito Chico Brasileiro ressaltou que “ Foz do Iguaçu está preparada para este novo ciclo do turismo local que chegou com investimentos em andamento da rede hoteleira”, observou. “Quero agradecer ao ministro pela atenção que tem dado para a cidade de Foz do Iguaçu. Ele está acompanhando de perto o turismo e sempre que pode está presente nos eventos”, completou Brasileiro.

Parceria com o turismo

A Termatalia tem apoio da Prefeitura Municipal de Foz, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Ministério do Turismo e Governo do Paraná.

O diretor Financeiro de Itaipu, Mário Antônio Cecato, representando o Diretor Geral, no lado brasileiro, Marcos Stam, destacou o apoio da Usina ao evento e também ao turismo da região.

“ A Itaipu faz muito mais do que gerar energia. Desde 2003, a Usina incentiva a principal vocação econômica de Foz do Iguaçu, o turismo. Acreditamos no desenvolvimento do turismo e por isso apoiamos a Termatalia”.

Mobilidade

O prefeito de Pontevedra, na região da Galícia (Espanha), Miguel Anxo Fernández Lores participa do evento nesta sexta, 14. Ele foi convidado pela organização do evento para relatar a experiência de como transformou Pontevedra em uma das cidades referência em mobilidade responsável, desenho urbano e gestão sustentável.

Entre os prêmios recebidos pelo município estão: Intermodes em Bruxelas em 2014, Prêmio de Excelência do Centro de Design ativo em Nova York 2015, Prêmios Cidade Intelligent Mobility Euro-China 2015 e 2016 em Hong Kong e UN-Habitat em Dubai, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

 

Rádio Cultura Foz

Uniguaçu