Connect with us



Notícias

Ministro de Minas e Energia participa de inauguração na Itaipu

Publicado

em

Safismi

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, participa na próxima terça-feira (16) da inauguração do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) da Itaipu, em Foz do Iguaçu. A agenda inclui, entre outros compromissos, uma apresentação do Projeto Green Silicon (Silício Verde), ainda em fase de estudos. A iniciativa é uma parceria entre a Itaipu, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Esta será a segunda vez que o ministro Fernando Coelho Filho virá ao Paraná em pouco mais de uma semana, para eventos da Itaipu. No último dia 8, ele participou da posse do novo diretor-técnico executivo da binacional, Mauro Corbellini, no escritório da empresa, em Curitiba. Na ocasião, o ministro destacou que, desde o início do governo Temer, pela primeira vez, a diretoria e o conselho de Itaipu estão completos.

O ministro também enfatizou o bom momento vivido pelo setor, com a retomada de investimentos e boas perspectivas para este ano. “Agora, com o time de Itaipu completo, com certeza, vamos conseguir transpor todos esses desafios”, ressaltou.

A comitiva que irá a Foz do Iguaçu com o ministro na próxima semana inclui o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Eduardo Azevedo; a chefe da Assessoria de Apoio ao Ministro, Amanda Damasceno; e os assessores especiais Guilherme Syrkis e Cesar Borges.

CI-MES
As instalações do Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES) da Itaipu Binacional ficam em frente ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE), dentro da usina. A estrutura tem mais de 3 mil metros quadrados de área construída e conta com laboratórios, oficinas, ferramentaria e showroom, entre outros espaços.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, “o Centro é importante porque vai ajudar o País a cortar etapas no processo de desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável. São projetos que serão úteis para a Itaipu e também para o Brasil.”

Segundo o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, o CI-MES vai complementar o trabalho desenvolvido atualmente no CPDM-VE que continuará dando suporte às atividades do setor.

O centro terá como foco pesquisa e inovação, especialmente na área de armazenamento de energia. Ali, serão desenvolvidos a segunda geração da bateria de sódio com tecnologia nacional, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI); sistemas inteligentes de armazenamento de energia, com aplicação em áreas isoladas; e soluções para gestão de energia e mobilidade.

Enquanto o novo galpão focará a pesquisa e a inovação, o CPDM-VE concentrará a parte dos grandes equipamentos como o laboratório de solda, as máquinas de corte de precisão e o dinamômetro de rolo, usado no projeto do ônibus híbrido a etanol, desenvolvido em parceria com a Finep.

Programa VE
O CPDM-VE e o novo CI-MES, prestes a ser inaugurado, ficam dentro da usina de Itaipu e fazem parte da estrutura do Programa Veículo Elétrico. Surgido em 2006 como uma iniciativa liderada pela binacional, o Programa VE aos poucos foi angariando parceiros e desenvolvendo diferentes protótipos. Atualmente, a Itaipu mantém cerca de cem veículos elétricos circulando na empresa, entre eles, carros de passeio, caminhão, ônibus, utilitário e até um avião elétrico.

Programação
O ministro desembarca em Foz do Iguaçu na segunda-feira (15), à noite, e será recebido pelo diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna.

No dia seguinte, às 9h, ministro e comitiva se deslocam ao Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu (CRV), acompanhado do diretor-geral brasileiro. Na sequência, o grupo assistirá ao filme institucional. Fernando Coelho Filho fará o plantio de uma árvore no Bosque dos Visitantes e fará uma visita técnica à usina.

Ainda pela manhã, o ministro e a comitiva, acompanhados de diretores de Itaipu, farão um sobrevoo na região, com saída do heliponto da usina. Depois, almoçarão na usina, com convidados do Brasil e Paraguai. À tarde, conhecerão o estudo de viabilidade do Green Silicon e receberão um relatório do projeto. Na sequência, inauguram o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica (CI-MES). A agenda deve terminar por volta das 16h30.

Projeto Green Silicon (Silício Verde)
A apresentação do projeto Green Silicon será feita pelos diretores de Coordenação brasileiro e paraguaio, Newton Kaminski e Pedro Domaniski. O projeto inclui a implantação do ciclo completo de industrialização desse mineral na região fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai. A proposta será apresentada também ao vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio David Bejarano Martí. Participam ainda conselheiros brasileiros e paraguaios da Itaipu, além de representantes das instituições parceiras do projeto.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu