Connect with us



Notícias

Medianeira realiza a Semana de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Publicado

em

Safismi

a manhã desta segunda-feira (07) foi realizada a abertura da Semana em alusão ao dia 18 de maio – Dia Nacional da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Centro Popular de Cultura Arandurá (CPC).

O Município de Medianeira, através da Secretaria de Assistência Social, sempre realizou atividades no mês de maio, porém com a Lei nº 492 de 16 de julho de 2015 que instituiu a “Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, tornou responsabilidade conjunta o planejamento e a execução de ações em que se refere ao dia 18 de maio, através das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Cultura, Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Delegacia da Polícia Civil.

Além dos setores envolvidos, no ano de 2017 uma importante parceria foi firmada com o Rotary Club Medianeira Rio Alegria através do Projeto “Rotarianos mudando historias”, com o objetivo de realizar companhas preventivas e educativas no combate ao abuso e exploração Sexual de crianças e adolescentes, trabalhando juntamente com a rede municipal.

O encontro teve a participação das secretárias de Assistência Social, Delcir Berta Aléssio, de Saúde, Dayse Alberton, de Educação e Cultura, Clair Rugeri; do presidente da câmara municipal, vereador Sebastião Antonio; demais vereadores; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sr. Antônio Carlos Pereira; do presidente do Rotary Club Medianeira Rio Alegria, Dr. Darling Bosco; da chefe do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Herinne Vitória Silva; diretores e professores das escolas Municipais e Estaduais; entidades; clubes de serviços; e comunidade.

Durante a manhã as palestras foram ministradas, pela médica e presidente do Instituto Inocência, Dra. Dana L. M. de Souza e pela psicóloga do Instituto Inocência, Luciana Rissardi, com o tema “Direitos Violados: Abuso e Exploração sexual como Trabalho Infantil – como identificar e o que fazer”.

O dia 18 de maio é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches Crespo, que com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória/Espirito Santo, que ficou impune.

Mobilização

Haverá apresentação da peça teatral “A Corajosa Chapeuzinho”, realizada pelo Instituto Inocência, no dia 10 de maio, ás 19h30, no CPC Arandurá.

Na rede municipal de educação serão realizados trabalhos com as crianças sobre o tema 18 de maio.

 

Assessoria

Uniguaçu