Connect with us



Destaques

Marcelo Odebrecht entrega e-mails que reforçam acusações contra Lula

Publicado

em

Safismi

O empreiteiro Marcelo Odebrecht entregou ao juiz Sergio Moro pelo menos 43 e-mails em que diz que teriam provas de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabia do esquema de propinas pagas pela empreiteira ao ex-ministro Antonio Palocci. Marcelo justifica ainda que as mensagens mostram a relação que havia entre a empreiteira e Lula.

Segundo Odebrecht, as mensagens também reforçam as acusações contra o ex-presidente no caso do sítio de Atibaia, cuja propriedade é atribuída ao petista. Marcelo juntou os e-mails para corroborar as informações que apresentou em sua delação premiada.

O ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, ao ser conduzido no carro da PF na sede da Justiça Federal, em Curitiba

Lula é réu num terceiro processo em Curitiba pelo caso das reformas no sítio. O petista é acusado pelo Ministério Público Federal de ter recebido propina de R$ 1,02 milhão nessas obras, que foram pagas pelas construtoras Odebrecht, OAS e Schahin.

Os e-mails estavam no computador pessoal do empresário. Ele alega que só teve acesso ao conteúdo após passar a cumprir prisão domiciliar desde dezembro.

Nas mensagens, executivos da Odebrecht falam sobre as obras da reforma do sítio de Atibaia e também sobre repasses que o empresário diz ter acertado com Palocci e que estariam vinculados a uma conta-corrente de propina.

Em e-mail de 22 de agosto de 2012, Marcelo Odebrecht cita um repasse de R$ 15 milhões que aprovou com ex-ministro Antonio Palocci para cobrir pedidos “do amigo”. O codinome “amigo” nas planilhas da Odebrecht é atribuído ao ex-presidente.

Outra mensagem, desta vez de 21 de junho de 2011, Marcelo sugere para um ex-diretor da empresa que italiano (apelido do ex-ministro Antonio Palocci) e “amigo” (Lula) sabiam da existência de uma conta-corrente de propina.

“Quando mencionar ao amigo de BG que o acerto do evento foi com italiano/amigo de meu pai, e não com PT, importante não mencionar nada sobre minha conta corrente com italiano pois só ele e amigo de meu pai sabem”, diz a mensagem eletrônica.

Em mais um email, de 30 de dezembro de 2010, Marcelo é informado por um engenheiro sobre o andamento das obras do sítio de Atibaia. Na mensagem, o engenheiro afirma que o cronograma está tudo “conforme programado”.

“Eu diria que temos como meta o dia 15 e não havendo imprevistos a alcancaremos. Temos um eng (engenheiro) senior que se instalou em Atibaia e esta cuidando pessoalmente do assunto”, diz a mensagem.

OUTRO LADO

A defesa do ex-presidente reagiu a divulgação dos e-mails de Odebrecht.

“Os supostos e-mails juntados hoje pelo Marcelo Odebrecht em nada abalam o fato de que o ex-presidente jamais solicitou ou recebeu da Odebrecht ou de qualquer outra empresa algum benefício ou favorecimento. A defesa pedirá que seja analisada a autenticidade e veracidade de todo material apresentado. O material não apenas é contraditório com o depoimento de Marcelo Odebrecht na delação premiada bem como em seu depoimento pessoal em outra ação”, diz o advogado Cristiano Zanin Martins.

Fonte: O Globo

Uniguaçu