Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Mais que uma data: 8 de março simboliza lutas e conquistas das mulheres

Publicado

em

Neste sábado, 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data que marca a luta por direitos, desafios superados e conquistas alcançadas ao longo dos anos.

Para falar sobre a importância da data, o Jornal da Manhã Entrevista desta sexta-feira, 07, recebeu a pesquisadora Fabiana David Depiné, bacharel em Direito, vinculada à Universidade Federal do Paraná e ao Instituto Brasileiro de Direito de Família e especialista em Direito de Família.

Durante a entrevista, Fabiana destacou avanços na legislação, desafios que ainda persistem e a importância de refletir sobre a equidade de gênero na sociedade. Um dos pontos abordados foi a desigualdade no mercado de trabalho, que, apesar dos progressos, ainda impõe barreiras às mulheres, especialmente na busca por cargos de liderança.

LEIA TAMBÉM: Violência contra a mulher segue preocupante, mesmo com avanços legais, alerta advogada

“A possibilidade de uma mulher ascender no mercado de trabalho e ocupar um cargo de liderança ainda enfrenta muitos desafios. Na maioria das vezes, mesmo sendo altamente qualificada, essa mulher acaba sendo preterida em relação a um homem na mesma disputa. A diferença salarial entre homens e mulheres ainda é significativa, e a presença feminina em cargos de liderança continua sendo um obstáculo. Apesar das empresas afirmarem que suas escolhas são justas e baseadas no mérito, na prática, o reconhecimento e a ascensão profissional muitas vezes ainda favorecem os homens”, destacou Fabiana.

O Dia Internacional da Mulher reforça a necessidade de continuarmos debatendo e promovendo a igualdade de gênero em todas as áreas. Mais do que uma data comemorativa, o 8 de março é um momento para refletir sobre os desafios que ainda existem e celebrar os direitos que já foram conquistados. Feliz dia para você, mulher!

Confira a entrevista completa:

Uniguaçu