Connect with us



Destaques

Maior chuva dos últimos 23 anos provoca mortes e destruição no Paraguai

Publicado

em

Safismi

Um balanço feito pelo jornal Última Hora informa que sete pessoas morreram com o temporal da madrugada de domingo (31), no Paraguai. Avó e dois netos foram mortos quando uma árvore caiu sobre a casa em que moravam, no bairro La Chacarita, em Assunção.

Os municípios vizinhos a Assunção, no departamento Central, foram os mais atingidos pelos temporais de domingo.

No município de San Lorenzo, um homem teria sido arrastado pela enxurrada e morreu afogado.

Em San Juan del Paraná, um motociclista de 65 anos, também foi arrastado com seu veículo pelas águas, perecendo afogado.

Na avenida que divide os municípios de Ñemby e San Lorenzo, foi encontrado o corpo de um homem num arroio. Ele também foi levado pela enxurrada.

Há ainda um caso de morte por acidente de trânsito, em Capiatá, que também teria sido provocado pelo temporal.

Em Capiatá, numerosas famílias tiveram que ser resgatadas por bombeiros voluntários. O prefeito Luiz González disse ao Última Hora que as famílias mais atingidas receberão ajuda com materiais ara reconstruir suas moradias.

MUITA CHUVA

A Divisão de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai confirmou que Assunção teve a maior chuva dos últimos 23 anos, com 172,5 milímetros de precipitação. O Rio Paraguai cresceu 48 centímetros em apenas um dia.

Segundo o Última Hora, mais uma vez ficou comprovado que as cidades do país não estão preparadas para tanta chuva, por falta de drenagens. A água se acumulou em ruas e avenidas

OBRAS MALFEITAS


O jornal ABC Color noticiou que no município de Lambaré, o muro de contenção do arroio So-sa desabou, levando parte de uma residência.

A família responsabiliza o Ministério de Obras Públicas, que está executando no arroio uma obra de drenagem e utilizou máquinas para aprofundar o leito, o que acabou deixando o muro sem base de sustentação.

Em outro local, três veículos estacionados numa moradia caíram no arroio Lambaré, depois que o muro de contenção caiu.

Em Assunção, reporta o ABC Color, árvores caíram sobre veículos e o muro perimetral de um prédio desabou, deixando outra árvore com risco de queda.

CIUDAD DEL ESTE

Em Ciudad Del Este, as chuvas intensas fizeram transbordar o Lago da República e o arroio Acaraymi, no bairro San Agustín. Várias famílias ficaram retidas em suas casas, já que as ruas se transformaram em rios.

O jornal ABC Color informa que a previsão da meteorologia, para as próximas horas, é de mais chuvas.

Fonte: H2Foz

Uniguaçu