Connect with us



Região

Live solidária da retomada do turismo de Foz recebe apoio do empresariado

Publicado

em

Safismi
A menos de dez horas do início da live solidária de Gabriel Smaniotto na usina de Itaipu, nesta quarta-feira (10), a partir das 17h30, alguns empresários já aderiram à causa com doações.

O pontapé inicial foi dado pela margem brasileira da binacional, que doou R$ 50 mil para a iniciativa, que reúne todo o trade e as entidades que integram o Programa Acelera Foz. O cenário escolhido é o Mirante Central, com possibilidade de mudança para o Centro de Recepção de Visitantes, se chover.

Todo o dinheiro arrecadado será repassado para profissionais do turismo que comprovadamente perderam renda com as medidas adotadas para conter a pandemia da Covid-19.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, diz que é um orgulho para a Itaipu receber o evento que irá marcar a retomada do turismo na cidade, exatamente no dia em que Foz comemora 106 anos.

“Estamos num processo de retomada da confiança e os atrativos estão fazendo a sua parte. Todas as recomendações e protocolos sanitários estão sendo adotados. Os atrativos em ambientes fechados trabalharão, num primeiro momento, com 30% da capacidade de atendimento. Haverá limpeza de pisos, ônibus, corrimãos, será exigida máscaras dos visitantes, enfim, tudo para proteger quem nos visita”, diz o general.

O Acelera Foz, programa de retomada da economia da cidade, está à frente dessa iniciativa. A ação reúne também a participação dos guias e outros profissionais de turismo.

Além da Itaipu, que reabre nesta quinta-feira (11), com a visita Panorâmica, nesta quarta voltam a atendem os turistas o Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, o Kattamaram 2 do Rio Paraná, além de hotéis – incluindo resorts.

Com os devidos cuidados, algumas ações pontuais também ajudam a reforçar o apelo do Destino Iguaçu neste momento.

“A cidade vive uma grande expectativa. Mas sabemos que todos temos que fazer nosso papel com muita responsabilidade, evitando aglomeração e cuidando uns dos outros. Se todos fizermos nossa parte, vai dar certo. O sucesso da retomada do turismo do Destino Iguaçu depende de cada um de nós”, diz o diretor superintendente do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), general Eduardo Garrido.

Para marcar esse retorno, as assessorias de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu, aliadas ao Complexo Turístico Itaipu, organizaram a live desta quarta-feira no Mirante Central, com recursos da usina e do PTI. Além do motivar a retomada do turismo, a live tem um caráter solidário. Em Foz do Iguaçu, a pandemia resultou na demissão de aproximadamente cinco mil pessoas, de acordo com dados oficiais.

COMO DOAR
Não importa o valor, mas a vontade de ajudar quem foi mais atingido pela crise provocada pela pandemia da Covid-19. Para doar qualquer valor, há três formas:

– Pelo aplicativo picpay, por meio do QRcode que aparecerá no canto da tela, durante a live;
– Por depósito bancário na conta do Instituto Polo Iguassu, parceiro da iniciativa. As informações bancárias também estarão na tela da live;
– Ou ainda levando alimentos ou produtos de higiene até a sede da Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu), que fica na Rua Padre Montoya, 490 – centro de Foz do Iguaçu.

Durante toda a live, uma equipe estará a postos para ajudar em caso de dúvidas sobre as doações, pelo WhatsApp: 45-9806 3979.

Empresários que queiram contribuir com doações de produtos, cestas básicas ou qualquer forma de ajuda, poderão entrar em contato pelo Whatsapp. A equipe do Polo Iguassu poderá buscar as doações.

Estrelas da live
As grandes estrelas desta de quarta-feira noite são os atrativos de Foz, a união da cidade e o cantor iguaçuense Gabriel Smaniotto, que tem uma história de superação e desafios.
Gabriel, prata da casa, iniciou sua carreira em Foz, em 2014. Em 2015 gravou seu primeiro hit, “Tô xonadinha”, e três anos depois lançou o single “Milésimo copo”.

Em 2019, fez um show para uma plateia vazia, com exceção de seus próprios pais. O que aparentemente poderia se tornar uma desmotivação para o jovem cantor, acabou se transformando num grande sucesso midiático. O vídeo viralizou e dezenas de cantores renomados convidaram Gabriel para participar em seus shows.
Recentemente, suas apresentações se multiplicaram e ele tem hoje 850 mil seguidores no Instagram.

RETORNO DA VISITA À ITAIPU
O Complexo Turístico Itaipu reabre a partir desta quinta (11), das 9h às 16h, e atenderá de domingo a domingo. A primeira atração a receber os turistas será a Visita Panorâmica.

Robôs de desinfecção vão recepcionar os visitantes, que passarão por aferição de temperatura. Em todo o roteiro haverá álcool em gel, os ônibus serão higienizados a cada nova visita e o uso de máscara será obrigatório.

A reabertura do Refúgio Biológico Bela Vista será no dia 17 de junho, das 9h30 às 17h30, com capacidade de 10 pessoas por visita. Já o Ecomuseu será reaberto dia 24, das 10h às 17h, sem o atrativo Ciência na Esfera, para evitar aglomerações.

AUTOAVALIAÇÃO
Antes de ingressar, o visitante deverá responder a um questionário sobre sintomas respiratórios ou preencher a autoavaliação no aplicativo COVIDPR, que estará conectado com a Central de Plantão Coronavírus.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
Reaberto a partir desta quarta, o PNI receberá os turistas das 9h às 16h, de terça a domingo. Os ingressos para visitar as Cataratas serão vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. O visitante poderá comprar o ingresso e agendar o dia e o horário da visita. A compra estará sujeita à disponibilidade de vagas nessa primeira fase de reabertura.

A exemplo dos demais atrativos, o Macuco Safari também voltou a operar e vai funcionar de terça a domingo. das 9h às 16h.

KATTAMARAM2
O barco Kattamaram 2, com passeios pelo Rio Paraná, também voltou a operar todos os dias da semana, com passeio e almoço às 11h30 e passeio ao pôr do sol, às 16h30.

PARQUE DAS AVES
Reabertura nesta quarta e funcionamento de terça a domingo, das 8h30 às 17h.

BARREIRAS SANITÁRIAS
Foz do Iguaçu tem um dos maiores programas de testagem em massa do novo coronavírus. São mais de 30 mil testes em andamento. A cidade registra, proporcionalmente à população, um dos menores números de casos da doença no Estado.

Para identificar e testar os casos sintomáticos em visitantes, serão montadas barreiras sanitárias nos atrativos turísticos e nos hotéis e resorts de maior porte. Para retomar as atividades, será exigido o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária.

VISITA VIRTUAL
Para aqueles que ainda não podem viajar presencialmente, Foz oferece um passeio virtual, pelo qual é possível conhecer as maravilhas do Destino Iguassu, no site foz360.com.

ACELERA FOZ
O retorno da atividade turística à cidade é mais uma ação do Programa Acelera Foz, que tem a coordenação estratégica do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), Itaipu Binacional, PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Prefeitura de Foz, Sebrae, Programa Oeste em Desenvolvimento, Acifi (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

As entidades parceiras agradecem a participação de todo o trade turístico e dos iguaçuenses que não mediram esforços para a retomada da principal atividade econômica da cidade. “Sem a participação e a confiança de todos, esse evento não seria possível”, reforça o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Assessoria

Uniguaçu