Connect with us



Notícias

Litoral e prainhas da Costa Oeste mantêm qualidade das águas

Publicado

em

Safismi

O Instituto Água e Terra (IAT) informa que o terceiro boletim de balneabilidade, divulgado nessa sexta-feira de Ano Novo (01), se mantém com os mesmos resultados da semana passada.

Praticamente todos os pontos monitorados mantêm a qualidade da água. Somente Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes, continuam impróprios para banho. Todos os locais no Interior (Costa Oeste e Norte) estão balneáveis.

“Mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, não foi constatado mais nenhum local com aumento significativo da bactéria Escherichia coli”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

Nessa semana o IAT lançou uma novidade que facilitará os banhistas na temporada de verão: o aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná”. “O app é uma forma mais ágil e dinâmica para os banhistas se certificarem com antecedência se o local que ele está indo é balneável”, explica a diretora do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles.

QUALIDADE 

O monitoramento da qualidade das águas nas praias do Litoral e da Costa Oeste e Costa Norte do Estado será feito até 12 de fevereiro. Serão nove boletins, com emissão às sextas-feiras e publicados no site do IAT e no novo app “Balneabilidade Estado do Paraná”.

O instituto monitora as águas no período de maior fluxo de veranistas para avaliar a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), presentes em esgoto sanitário clandestino e fezes humanas e de animais de sangue quente.

Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de agentes patogênicos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas. As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

LITORAL 

Os pontos monitorados ficam em Guaratuba (13), Matinhos (14), Pontal do Paraná (11), Ilha do Mel (6), Morretes (3) e Antonina (2). O boletim também aponta dez rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, independentemente da época do ano. Eles estarão indicados em letras maiúsculas no boletim.

INTERIOR 

Na Costa Oeste do Estado são monitorados pontos de prainhas e rios nas cidades de Foz do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (3), São Miguel do Iguaçu (2), Itaipulândia (1), Missal (1), Santa Helena (3), Entre Rios do Oeste (2), Marechal Cândido Rondon (2) e na Costa Norte no município de Primeiro de Maio (1).

SINALIZAÇÃO 

Cada ponto monitorado possui uma bandeira indicando se o local está próprio ou impróprio para banho. Elas são atualizadas às sextas-feiras, após resultado do novo boletim.

A sinalização refere-se à condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor azul indica que a água apresenta boas condições de balneabilidade em qualquer condição climática e a vermelha representa áreas inadequadas para banho.

Confira na íntegra os boletins:

3º Boletim Litoral

3º Boletim Interior

Fonte: AEN

Uniguaçu