Connect with us



Chega Mais

Limpe seu corpo das toxinas adquiridas nas festas

Publicado

em

Safismi

Não há quem resista às diversas gostosuras que compõem as festas, são pratos cheios para saciar a gula. O problema é, depois de passada as festas, algumas pessoas recorrem à dietas milagrosas .

Vamos listar cinco dicas que vão ajudar a desintoxicar o organismo de maneira coerente e sem colocar em risco sua saúde:

1) Arrume seu cardápio — Nesse período de desintoxicação, consuma mais vegetais da classe das oleaginosas, como as castanhas, avelã e nozes, que possuem vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Inclua também os da classe das brássicas, como o agrião, brócolis, couve-chinesa, couve de folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, pois todos têm ação anti-inflamatória e antioxidante (inibe a oxidação causada pela emissão de radicais livres). Coma frutas aquosas, como melancia, abacaxi e laranja. Por possuírem muita água, essas frutas aumentam a produção de urina e melhoram o funcionamento dos rins.

2) Evite bebidas alcoólicas nesse período — A dica parece óbvia, mas nem todos fazem ideia de como o álcool atrapalha o processo de limpeza do organismo. O etanol presente nas bebidas inibe a produção do hormônio antidiurético, ou seja, tem poder de aumentar a diurese. Esse até poderia ser um sinal positivo, afinal, como as frutas aquosas citadas acima, o etanol ajudaria os rins a trabalhar. O problema é que as idas frequentes ao banheiro fazem com que a água seja totalmente eliminada do corpo, restando apenas o etanol, que desidrata o organismo. Sem água, os rins não conseguem trabalhar e a purificação do organismo fica prejudicada.

3) Beba bastante água — Além de hidratar, a água estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a purificar o sangue, além de fazer os rins trabalharem, auxiliando na filtragem do que foi ingerido. Sem contar que água contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento intestinal e regula a excreção.

4) Evite doces e comidas muito salgadas — Antes de o açúcar cair na corrente sanguínea, ele passa pelo pâncreas, glândula que secreta insulina para quebrar a glicose e controlar a quantidade que irá chegar à corrente sanguínea. Quando o alimento contém muito açúcar, como os doces, a insulina encontra dificuldades para fazer seu trabalho e acaba permitindo que grande quantidade de glicose vá para o sangue. Altas taxas de açúcar na corrente sanguínea são muito nocivas e estão ligadas a diabetes e doenças cardiovasculares graves. Já o sal é rico em cloreto de sódio, componente com alta propriedade osmótica, que acaba atraindo moléculas de água para si e levando à retenção de líquidos e desidratação.

5) Dê preferência aos alimentos orgânicos — São mais caros, mas se puder, opte por eles. Esse alimentos são livres de agrotóxicos, que são ricos em organoclorados, um solvente composto de carbono que tem a propriedade de diminuir a produção do TSH, hormônio estimulante da tireoide. Com menos TSH, o metabolismo (conjunto de transformações químicas que ocorrem nas células) fica mais lento, prejudicando a desintoxicação.

Uniguaçu