RJ RURAL – O AGRO É DESTAQUE NA RÁDIO JORNAL
O preço médio do leite pago ao produtor brasileiro registrou sua quarta queda mensal consecutiva em setembro, apontou hoje o boletim do leite do Cepea. De acordo com a pesquisa, a matéria prima captada em agosto e paga pelos laticínios no mês passado ficou cotada a R$ 2,25 o litro, queda de 6,8% ante o mês anterior e de 29,4% ante o mesmo período do ano passado.
Assim como nos meses anteriores, a desvalorização está associada ao aumento da disponibilidade interna de leite tanto pelo crescimento da produção nacional quanto pelas importações. Embora as compras externas tenham recuado 21,8% no último mês, o Cepea destaca que o volume total, de 1,6 bilhão de litros em equivalente leite no acumulado deste ano, ainda é 90,4% superior ao registrado em 2022.
“Esse recuo nas importações está atrelado ao aumento da disponibilidade interna e à queda generalizada dos preços ao longo da cadeia produtiva brasileira”, explica o boletim. Em agosto, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea aumentou 3,2% em relação a julho, sustentado pela melhora nos custos de produção em 2023 frente a 2022 – o que mantém o mercado sob pressão este mês, com perspectiva de queda nos preços pagos pela matéria prima captada em setembro.
Globo Rural