Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Junho Violeta reforça combate à violência e ao preconceito contra a pessoa idosa

Publicado

em

O mês de junho é marcado pela campanha Junho Violeta, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de proteger e respeitar a pessoa idosa. A iniciativa busca ampliar o debate sobre a violência, muitas vezes silenciosa, e o preconceito enfrentado por esse grupo, promovendo ações educativas e mobilizações em todo o país.

Nesta sexta-feira, 13, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Gabriela Palmonari, e a coordenadora do grupo da 3ª Idade, Rosane Novak, estiveram na Rádio Jornal para destacar a importância da campanha Junho Violeta e reforçar a necessidade de respeito, cuidado e proteção às pessoas idosas.

“Infelizmente, a violência ainda persiste ao longo dos anos e atinge diversos públicos, inclusive os idosos. Hoje, ainda encontramos um número significativo de pessoas idosas passando por situações de violência ou negligência. É comum vermos casos de violência psicológica, física, sexual, financeira, além da negligência e do abandono. Por isso, campanhas de conscientização como o Junho Violeta são tão importantes, elas nos ajudam a lembrar que essas situações existem, que infelizmente ainda fazem parte da nossa sociedade, e também servem para divulgar os canais de denúncia.”

Diferentes tipos de crimes e violência:

  • Violência física: agressões que causam dor, lesões, incapacidades ou risco de morte.
  • Violência psicológica: humilhações, ameaças, isolamento, intimidação emocional.
  • Violência sexual: atos sexuais não consentidos, coerção sexual ou exploração.
  • Violência financeira/econômica: exploração indevida de aposentadorias, bens e recursos.
  • Abandono: ausência de cuidados e assistência obrigatórios.
  • Negligência: omissão de cuidados essenciais à saúde, higiene e bem-estar.

A coordenadora dos grupos da Terceira Idade, Rosane Novak, destacou que o respeito às pessoas idosas também passa por reconhecer o valor dessa fase da vida e investir em políticas públicas que garantam qualidade de vida e participação social.

Segundo ela, “muitas pessoas não param para pensar que, um dia, também vão envelhecer. E chegar à terceira idade é, na verdade, uma conquista. Aqui em São Miguel do Iguaçu, somos privilegiados, pois contamos com diversas políticas voltadas à pessoa idosa. Temos academias de saúde, o Centro de Convivência próximo ao Clube do Vovô, além de nove clubes da terceira idade ativos, onde os idosos participam de bingos, brincadeiras, danças, passeios e encontros com outros grupos da região, promovendo integração e bem-estar.”

Os principais canais de denúncia e orientação são:

Disque Idoso Paraná: 0800 141 00 01

Disque Direitos Humanos (Nacional): 100

Polícia Civil: 197

Polícia Militar: 190

CREAS de São Miguel do Iguaçu: Rua Geni de Souza Bongiolo, 370, centro.

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu