Connect with us



Notícias

Jogos modernos estimulam funções do cérebro

Publicado

em

Safismi

Os jogos modernos de 2º geração são estimulantes, energéticos e ganham muito destaque no que diz respeito aos estímulos das funções cerebrais por serem dinâmicos, divertidos e muitos deles, rápidos. Na franquia de treinamento cognitivo Ginástica do Cérebro esses jogos podem ser trabalhados de várias formas como: individual, em dupla, ou até mesmo de forma coletiva, na qual, a base do estímulo pode estar na competição, ou seja, onde um joga contra o outro, ou de forma colaborativa em que todos jogam juntos contra o tabuleiro. O mais importante nessas atividades é a pessoa jogadora ter uma experiência de aprendizagem compensadora.

Segundo a pedagoga e CEO da Ginástica do Cérebro, Nadia Benitez, esses jogos trazem inúmeros benefícios para a saúde mental das pessoas entre elas trabalham a memorização, concentração, atenção, senso de liderança, tomada de liderança, empreendedorismo, criatividade e também a resiliência, uma vez que ao perder nos jogos o cérebro é condicionado a lidar melhor com as frustações do dia a dia. “Por exemplo, na rede temos inúmeros executivos altamente bem-sucedidos diagnosticados com depressão porque não se condicionaram a lidar melhor com as frustações possuem muito conhecimento em sua área de atuação, mas pouca o nenhuma inteligência emocional”, esclarece a executiva.

A interação dos jogadores nos jogos aplicados na Ginástica do Cérebro propicia uma melhor plasticidade cerebral aumentando significativamente a atividade do córtex pré-frontal e consequentemente contribuindo para a melhor capacidade. As atividades podem ser praticadas por pessoas em todas as idades a partir dos 4 anos.

“Existem jogos que são mais complexos, todavia, vamos inserindo as regras paulatinamente, até que a pessoa fixe todas, e seja capaz de jogar em níveis mais elevados. Como trabalhamos de forma pedagógica ensinamos e capacitamos os alunos para que consiga passar os desafios que encontram, fortalecendo seu cérebro a lidar com situações problemas”, comenta Nadia.

Abaixo descritivo de alguns dos jogos aplicados pela franquia Ginástica do Cérebro

Abalone – trabalho em dupla que simula batalhas entre as bolas brancas e pretas, desenvolvendo estratégia, tomada de decisão, foco, atenção, concentração, memória de trabalho, no qual poderá vivenciar a diferença entre ataque e defesa.

Rummikub – é um dos jogos mais vendidos no mundo e é jogado em vários países, possuindo inclusive um campeonato mundial, realizado de 3 em 3 anos, reunindo os campeões dos países onde o jogo é vendido. Este jogo desenvolve a atenção, trabalha o raciocínio lógico matemático, foco, atenção, concentração, senso competitivo, estratégia, memória de trabalho.

Colonizadores de Catan – jogo que completa agora 20 anos, se trata de uma ilha deserta que você e os outros jogadores têm que colonizar. A toda hora surgem novas ruas, matérias-primas são negociadas e pequenas aldeias crescem e tornam-se cidades. É um jogo que trabalha o empreendedorismo e promove habilidades excelentes para o foco empresarial.

Mancala – existe há mais de 7 mil anos, sua origem perdeu-se na história, mas o que se sabe é que a África sempre foi considerada seu berço. O jogo era simbólico e representava as plantações, as colheitas e a necessidade crucial de sementes de trigo. Desenvolve foco, atenção, competição e estratégia.
Sobre

A Ginástica do Cérebro, com sede em Foz do Iguaçu, foi criada pela psicopedagoga e especialista em neuropedagogia Nadia Benitez com o apoio do seu marido Rafael Minozzo desde 2012. O Curso da Ginástica do Cérebro tem o objetivo de potencializar as capacidades cognitivas e emocionais de todas as pessoas, em qualquer faixa etária, com ou sem problemas relacionados à aprendizagem, especialmente destinada à área de lógica matemática por meio do uso do soroban que é exclusivamente fabricado no Brasil pela empresa. Apresenta um destaque especial no trabalho com crianças não-alfabetizadas, que promove um apoio na fase mais importante da vida da criança: alfabetização. A neuroaprendizagem busca promover uma maior capacidade de memória, concentração, atenção, ampliação da velocidade de raciocínio, através de jogos modernos de 2ª geração, material desenvolvido especialmente para o curso, além de apresentar atendimento empresarial, escolar, palestras e a festas.

 

Assessoria

Uniguaçu