Connect with us



Chega Mais

Joanete

Publicado

em

Safismi

O pé humano é constituído por vários músculos (19), 26 ossos, 107 ligamentos, 33 articulações e grande número de tendões. Sua estrutura em forma de arco exerce o papel de uma alavanca que impulsiona o corpo durante a marcha e facilita a adaptação a diferentes tipos de solo.

Ela é fundamental também para a distribuição adequada do peso que os pés têm de suportar e para manter o equilíbrio. É fácil entender que uma estrutura tão complexa como essa e com tantas funções diferentes esteja sujeita a alterações anatômicas.

Uma das mais comuns é o joanete. Sua principal característica é a formação de uma saliência óssea na base do primeiro metatarso (osso longo que liga os dedos à parte central dos pés). Ela ocorre quando o dedão sofre um desvio lateral na direção do segundo dedo. O joanete aparece não porque uma nova estrutura óssea tenha crescido, mas porque houve um desalinhamento entre os ossos e articulações dos dedos dos pés.

O joanete é a deformidade óssea mais prevalente nos pés dos adultos, que afeta mais as mulheres do que os homens. Em alguns casos, o problema é congênito, ou seja, a criança já nasce com o desvio lateral do artelho.

Existem causas genéticas e mecânicas que predispõem para o aparecimento da alteração;

-Hereditariedade: as pesquisas mostram que por volta de 60% das pessoas com joanetes têm história familiar da doença;

-Doenças reumáticas pré-existentes, como artrite reumatoide, gota, lúpus;

-Enfermidades neurológicas (AVC, paralisia cerebral, trauma medular, etc.);

-Anatomia óssea anormal dos pés, fragilidade de ligamentos e tendões, pé chato, dedão do pé maior do que o segundo dedo;

-Sapatos de salto alto, bico fino ou muito apertados: o salto alto projeta o pé para frente, o que prejudica a distribuição do peso corporal. O bico fino favorece a compressão dos dedos, principalmente do dedão e do dedinho. A parte da frente do calçado muito justa é outro fator de risco para o aparecimento dos joanetes.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta os sintomas e a avaliação clínica das estruturas ósseas do pé comprometidas pelo joanete. Exames de raios X costumam ser úteis para determinar a gravidade da lesão e orientar a escolha do tratamento.

Tratamento

Não existe tratamento padrão para todos os casos de joanete. O médico avalia as condições e necessidades de cada paciente – faixa de idade, estilo de vida, estado geral da saúde, intensidade dos sintomas, por exemplo — antes de propor um tratamento conservador ou cirúrgico.

Recomendações

-Redobre a atenção e cuidados na hora de comprar sapatos. Eles precisam acomodar os pés com conforto para não interferir na distribuição equilibrada do peso do corpo;

-Lembre, na hora de comprar calçados, que os pés aumentam um pouco de tamanho no fim do dia ou quando envelhecemos. Por isso, é sempre melhor que a ponta dos dedos não encoste na frente do sapato;

-Não use o mesmo par de sapatos ou de tênis por dias seguidos para evitar o atrito sempre no mesmo ponto dos pés;

-Ande descalço, sempre que possível, especialmente em terrenos irregulares ou na areia, para fortalecer os dedos e articulações dos pés;

-Aplique gelo sobre o joanete para aliviar a dor e reduzir o processo inflamatório;

-Procure um ortopedista, se seus pés estiverem doloridos ou notar alguma alteração no seu formato e aparência.

Uniguaçu