Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Janeiro Branco: CAPS de São Miguel oferece apoio psicológico e atendimento especializado à população

Publicado

em

O mês de janeiro é dedicado aos cuidados com a saúde mental por meio da campanha nacional “Janeiro Branco”. O tema deste ano, “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, busca engajar pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas em ações concretas que promovam a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.

No Jornal da Manhã desta terça-feira, 21, o formando em psicologia e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), João Carlos Felisberto, e a psicóloga Gislaine explicaram como a população de São Miguel do Iguaçu pode acessar os serviços para evitar crises psicológicas.

“Nós do CAPS estamos ali para trabalhar e desenvolver atividades que aprimorem habilidades nas pessoas de São Miguel do Iguaçu. Contamos com o apoio de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social e técnicos de enfermagem. Toda a nossa equipe está lá para acolher essa demanda”, explicou Felisberto.

Em São Miguel do Iguaçu, o CAPS está localizado na Rua Torres, 410, no centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para mais informações ou agendamentos, o contato pode ser feito pelo telefone (45) 3565-8145.

Ele também destacou a importância de buscar atendimento precocemente. “Muitas vezes, as pessoas nos procuram tardiamente, já pedindo internamento. Mas o CAPS existe justamente para evitar internamentos. Esse é um dos nossos principais objetivos: tratar, acolher o paciente e a família, e trabalhar a demanda com psicoeducação. Claro, há casos em que o internamento é necessário, e, nesses momentos, providenciamos. Mas o CAPS está aqui para oferecer acolhimento e tratamento antes que a situação se agrave”, enfatizou.

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Atualmente, é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal.

Confira a entrevista na íntegra:

 

Fonte: Rádio Jornal

Uniguaçu