Connect with us



Destaques

Itaipu fecha dezembro com melhor geração mensal de sua história

Publicado

em

Safismi

Ao encerrar dezembro como o melhor mês de geração de sua história, a usina de Itaipu chega ao final de 2017 com números surpreendentes de produção e eficiência, equivalentes aos obtidos somente em anos de condições hidrológicas favoráveis. São 96,3 milhões de megawatts-hora (MWh) no ano todo e 9,2 milhões de MWh em dezembro. No histórico, é a quarta maior marca anual em 33 anos e sete meses de operação.

Dezembro de 2017 bateu o recorde dos meses de dezembro, que até então era o de dezembro de 2016, com 8,89 milhões de MWh, e superou a maior produção mensal já registrada, que foi de 9,1 milhões de MWh, em julho de 2012. As chuvas localizadas, nos últimos meses, e também às que caíram anos últimos dias ao longo da Bacia do Rio Paraná, permitiram à Itaipu bater mais este recorde.

A usina binacional também contribuiu para diminuir a utilização das termoelétricas. Com isso, a partir de janeiro a bandeira tarifária do setor elétrico passa a ser verde, sem o custo adicional para o consumidor.

Os 9,2 milhões de MWh do mês seriam suficientes para atender o Brasil por seis dias, a cidade de São Paulo por 3 meses e meio e Foz do Iguaçu, no Paraná, onde está sediada a usina do lado brasileiro, por 16 anos e meio.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Itaipu

Uniguaçu