O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Miguel do Iguaçu, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de segunda-feira, 10, uma atividade no Lago Municipal com os integrantes do Grupo Recreativo.
Foram realizadas atividades de alongamento, fortalecimento, respiração, recreação e algumas brincadeiras. “Geralmente essas atividades são desenvolvidas no CAPS, no entanto, como o dia estava bonito e ensolarado resolvemos realizar ao ar livre”, contou a assistente social, Carmen Trisch Monte.
Ao todo são 15 pacientes do CAPS que se reúnem às segundas-feiras para essa atividade. “Esse projeto veio reforçar o atendimento em grupo dos pacientes e iniciou em março deste ano, tendo em vista que o tratamento é multidisciplinar, ou seja, engloba vários profissionais, médico, psicólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem entre outros”, informou Carmem.
A Sra. Erna acompanha o seu esposo no projeto e conta que ele está se sentindo bem participando do grupo. “Ele gosta muito de participar das atividades”, completou.
Outro testemunho marcante é da Sra. Loiri que acompanha seu esposo que está com depressão. “Estamos adorando as atividades que, aliás, poderiam ser todos os dias”, relatou.
A assistente social Carmen percebe que o vínculo entre os participantes e a equipe do CAPS melhorou bastante. “Entre os integrantes, percebi que os pacientes estão mais relaxados e se apoiam entre si durante as atividades”.
Para o coordenador do CAPS, João Carlos Felisberto, essa ação é fundamental porque promove a socialização através de atividades recreativas e participativas do paciente. “Isso melhora a sua capacidade cognitiva, reduzindo os sintomas depressivos e aumentando a autoestima fazendo com que a médio e longo prazo haja uma possível redução em sua medicação”, observou.
Fonte: assessoria