Connect with us



Destaques

Inscrições para o Encceja 2018 começam na semana que vem

Publicado

em

Safismi

Começam na semana que vem as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. O Exame é voltado para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

As inscrições para o exame serão feitas somente pela internet entre os dias 16 a 27 de abril. As provas devem acontecer no dia 5 de agosto.

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, juntamente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), emitem os certificados dos estudantes.

O material didático para se preparar para o exame está disponível no portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo.

Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais. As inscrições são gratuitas. Os candidatos devem informar o número do CPF e identidade, além de fornecer um e-mail e número de celular para receber informações do Inep.

As provas serão aplicadas em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde. Cada uma terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.

As provas serão aplicadas em 49 municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibiporã, Lapa, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rolândia, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Cronograma das provas:

ENSINO FUNDAMENTAL.

Manhã: Ciências Naturais e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Tarde: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e, História e Geografia.

ENSINO MÉDIO.

Manhã: Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.
Tarde: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

Correio do Lago

Uniguaçu