O Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypt (LIRAa) realizado recentemente revela que São Miguel do Iguaçu está em alerta para a dengue. De acordo com o relatório, o município está com 4,7% de infestação, sendo que o tolerável até 1%. Os números mostram que há grande presença de larvas do mosquito transmissor da doença;
Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (19), técnico de Vigilância em Saúde, Marcos de Deus, explica que a preocupação maior é no interior do município, onde o índice de infestação atinge até 33%.
São Miguel do Iguaçu registra 6 casos de dengue no atual período epidemiológico iniciado em julho. Os dados foram atualizados nesta terça-feira (17/11) pela Secretaria de Estado da Saúde. Na última semana foi confirmado um novo caso da doença. No total foram analisadas 56 notificações e 50 casos descartados. Até o momento não há registro de sintomas graves de dengue. O Paraná totaliza 954 casos de dengue.São 102 ocorrências a mais que o boletim anterior, que somava 852. Os casos confirmados estão em 152 municípios. O risco de um surto de dengue gera uma grande preocupação diante da pandemia da covid-19. De acordo com a Diretora da Vigilância em Saúde de São Miguel do Iguaçu, Priscila Dorigon, as duas doenças tem sintomas semelhantes e agravar a crise na saúde pública.
A Secretaria promove uma série de webconferências dirigidas aos profissionais das áreas da Atenção Primária, Urgência e Emergência e Vigilância que passam a atuar de forma integrada neste período de enfrentamento da dengue.