Connect with us



Destaques

Índios protestam na BR-277 em São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

Um grupo de índios bloqueou parcialmente um trecho da BR-277 em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, na tarde desta terça-feira (26) em protesto, entre outros, contra a proposta de municipalização dos serviços de saúde a indígenas.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a manifestação pacífica do grupo de cerca de 50 pessoas começou por volta das 14h30 e foi encerrada às 16h.
Os manifestantes se concentraram a cerca de 500 metros da praça de pedágio. E, a previsão é que o protesto dure uma hora e meia.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde diz que eventuais mudanças de ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo discutidas.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, não existe medida provisória do Governo Federal que municipaliza os serviços de saúde de indígenas ou modifica a política indigenista. Veja a nota completa abaixo.
Nota do Ministério da Saúde

“O Ministério da Saúde esclarece que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI) é uma das atribuições da pasta e que as eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.

É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas.

Cabe ressaltar que não haverá descontinuidade das ações. Para isso, o Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental.

 

G1

Uniguaçu