Connect with us

Paraná

Imagens registram tornado na área rural do Paraná

Publicado

em

Um morador do município de Castro registrou a formação de um tornado na tarde desta quarta-feira (24), em uma propriedade rural da cidade.

Imagens e vídeos enviados à reportagem mostram o momento exato da formação do tornado, que surpreendeu os moradores da região.
Luís Guilherme Gonçalves Cunha, professor de Geografia, explica que este fenômeno forma-se nas nuvens e transforma-se em tornado quando atinge o solo. “Se tivesse atingido casas ou barracões, poderia ter destelhado. Geralmente é um fenômeno de verão, muito comum no Sul, que está associado a dias quentes e as temperaturas de verão”, assinala.

O evento desta foi filmado por funcionários de uma fazenda. Segundo a professora Karin Linete Hornes, doutora em Geografia e professora da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) este tornado é do tipo ladspount. “Ele se forma em nuvens cúmulo nimbos jovem, através de uma corrente de ar ascendente. Ou seja: uma corrente de ar quente que é leve e sobe com facilidade. O fenômeno está ligado a uma nuvem do tipo cumulusnimbus jovens que não possui mesociclone e dura em média 15 minutos. São chamados de trombas pela semelhança com as trombas d’água e possuem um formato semelhante a uma corda. São de uma corrente de ar ascendente superficial e podem gerar danos leves, em telhados e na vegetação como quebra de galhos”, comenta.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/radiojornal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4755