Connect with us



Destaques

Hospital Madre de Dio realiza procedimento inédito para tratar arritmia cardíaca

Publicado

em

Safismi

Um procedimento inédito para tratamento de uma arritmia cardíaca foi realizado com sucesso na tarde deste sábado (14/09) em São Miguel do Iguaçu. O setor de cardiologia do Hospital Madre de Dio realizou a primeira cirurgia utilizando a técnica de “Estudo Eletrofisiológico com Ablação”. O método permite eliminar sem cortes a causa dos sintomas a partir de um cateter que acessa o coração. Todo o caminho é monitorado em tempo real por Raio X, com a eficiência imediatamente comprovada por meio de testes utilizando frequências de rádio.

Todo o procedimento foi possível graças à estrutura da Sala de Hemodinâmica do Hospital Madre de Dio, o mesmo local onde são feitos os tradicionais procedimentos de cateterismo em situações de infarto. A tecnologia e a capacitação da equipe, liderada pelo cardiologista Dr. David Mattos, ofereceram as condições para o especialista Dr. Ricardo Ferreira Silva trazer à região oeste do Paraná a mesma técnica aplicada em São Paulo.

“Tivemos o privilégio de abordar cirurgicamente uma arritmia cardíaca que incomodava o paciente. Foi feito o diagnóstico por um colega de Medianeira que confiou em nossa equipe para conduzir o caso do paciente”, explica Dr. David Mattos, Diretor Técnico do Hospital Madre de Dio.

“Conseguir trabalhar em um ambiente adequado é o diferencial para a segurança do procedimento. A hemodinâmica do hospital conta com toda a estrutura necessária para realizar todo o tratamento sem a necessidade de grandes deslocamentos por parte do paciente”, afirmou Dr. Ricardo Ferreira Silva. O profissional possui especialização em Estimulação Cardíaca Artificial e Arritmia Clínica no Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese do Estado de São Paulo (2014), Especialização em Eletrofisiologia clínica e invasiva no Hospital do Coração de São Paulo (2016) e Doutorado pela Universidade de São Paulo (2018).

De acordo com Dr. Ricardo, a arritmia no paciente era causada por um feixe anômalo no Coração. “Didaticamente podemos dizer que é um fio elétrico a mais. A gente consegue acessar o coração do paciente pela veia femoral com cateteres que fazem o mapeamento da frequência cardíaca, determinando com precisão a localização deste fio a mais“, explica o cardiologista.

Para o Diretor Administrativo do Hospital Madre de Dio, Wagner de Mattos, o fato é histórico para São Miguel do Iguaçu e região. “Após 11 anos de trabalho podemos compartilhar com a comunidade esta conquista. Nossa expectativa é que este seja procedimento seja o primeiro de vários”, afirma o gestor.

AUDIO – Reportagem especial para o ‘Jornal da Manhã’ da Rádio Jornal AM 1400.

Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu