Connect with us



Notícias

Horta Orgânica recebe primeiras mudas de plantas medicinais em Santa Terezinha

Publicado

em

Safismi

A Horta Orgânica de Santa Terezinha de Itaipu ganhou nesta quinta-feira (26) as primeiras mudas de plantas medicinais, através de uma parceria entre a Administração Municipal e a Itaipu Binacional. São mais de 20 espécies de plantas que serão utilizadas no tratamento de pacientes hipertensos, diabéticos e outras patologias, além de auxiliar na questão da educação ambiental, com a participação de escolas e da comunidade, com alunos e população recebendo orientações da importância de cada planta e maneira correta de as utilizarem.

A engenheira agrônoma e gestora do Programa Plantas Medicinais da Itaipu, Liziane Kadine Pires, destacou que a ideia do projeto é que o local possa ser um espaço de conhecimento ambiental para a comunidade. “Aqui as pessoas vão poder conhecer mais sobre educação ambiental e o local poderá ser utilizado por escolas e a comunidade em geral”, disse.

Em Santa Terezinha o projeto, batizado de “Cultivando Saúde e Saberes” é desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde Familiar (NASF), da secretaria de Saúde. Além do apoio da Itaipu, esse é um projeto desenvolvido pela Secretaria da Saúde, Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social e Pastoral da Criança.

De acordo com a nutricionista Gislaine da Silva, a utilização de plantas medicinais na saúde é uma experiência passada por várias gerações. “As plantas medicinais são usadas desde a Antiguidade e agregam um grande valor para a saúde dos usuários, elas devem ser utilizadas junto com a medicina, aliada à uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos”, explica.

 

Assessoria

Uniguaçu