Connect with us



Agricultura

Histórico e êxito de visitas da Carpil ao Show Rural rendem prêmio à Coopavel

Publicado

em

Safismi

Uma história que começou há 22 anos acaba de render um dos mais importantes prêmios de comunicação do Sul do Brasil à Coopavel. A vitória na categoria Mídia Cooperativa, do Prêmio Ocepar de Jornalismo, que teve seus campeões revelados no fim de semana, em Curitiba, veio com reportagem que conta os resultados de intercooperação entre a Carpil, cooperativa de Palmeiras dos Índios, em Alagoas, com o Show Rural, evento de disseminação de técnicas e conhecimentos agropecuários realizado há 32 anos pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

A reportagem vencedora foi produzida pelo jornalista Jean Paterno e publicada na edição de maio da revista Show Rural Coopavel. Em oito páginas, é possível encontrar um relato minucioso de uma parceria de sucesso e que promove transformações intensas não apenas na região alcançada pela Carpil, mas em vários territórios do Nordeste brasileiro. O presidente da cooperativa, Luciano Neves, é um dos personagens da reportagem. Nela, Luciano conta como aconteceu a descoberta do Show Rural e dos resultados que a parceria iniciada há mais de duas décadas já trouxe.

Filho de pequenos produtores rurais, Luciano viu na TV uma matéria sobre a agricultura no Oeste do Paraná. Ele decidiu formar um grupo e, de carro, conhecer as experiências bem-sucedidas do outro lado do Brasil. Três mil quilômetros depois, a comitiva nordestina chegou ao Trevo Cataratas, em Cascavel, onde uma faixa informava sobre um tal Show Rural. “Pensamos que se tratava de um evento musical. Estávamos cansados e precisávamos relaxar e tomar umas cervejas”. Luciano lembra que a passadinha que deveria demorar poucas horas se estendeu por mais de dois dias.

Os nordestinos encontraram um cenário inimaginável. “Chegamos a um ambiente repleto de novidades em tratores, colheitadeiras, experimentos agrícolas e gente disposta a ensinar e muitas outras interessadas em aprender. Não perdemos tempo. Estabelecemos ali uma base para a busca contínua de subsídios que, aos poucos, foram levados a pequenas e a médias propriedades e então passaram a transformar a realidade rural das regiões alcançadas”. A Carpil virou referência no semiárido e as vagas nas caravanas cada vez mais disputadas. Somente de estudantes filhos de agricultores, mais de 200 já vieram à região conhecer as novidades do Show Rural Coopavel.

Animado com a disposição dos visitantes, o presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, enviou técnicos e todo apoio necessário para disseminar conhecimentos a partir de Palmeiras dos Índios. A reportagem conta a trajetória de Caetano Nonato, produtor que resistiu enquanto pôde a vir ao Paraná para ver as novidades de que seus vizinhos tanto falavam. “Depois de ceder à pressão e à teimosia ele virou modelo estadual na produção de leite”. Os números de produtividade melhoraram muito nos estados nordestinos alcançados pelas novidades encontradas no Oeste do Paraná.

A Carpil, de importadora, passou a exportadora de conhecimentos e seu presidente viaja o mundo relatando a experiência. De tão empolgante e bem-sucedida, a parceria estimulou o Ministério da Agricultura a lançar um projeto de intercooperação nacional. A ministra Tereza Cristina esteve na 32ª edição do Show Rural Coopavel e disse que o exemplo da Carpil e da Coopavel serão levados a todo o Brasil, contribuindo para uma verdadeira transformação agropecuária nas regiões onde as situações climáticas e de solo não são tão boas, mas onde a vontade de trabalhar dos lavradores é admirável.

Legenda: Reportagem de capa. História de intercooperação rendeu primeiro lugar, no Prêmio Ocepar, ao jornalista Jean Paterno

Assessoria

Uniguaçu