Connect with us



Chega Mais

Hidratante, Anti-idade, Ácido: o jeito certo de usar seus produtos de beleza

Publicado

em

Safismi

Os avanços tecnológicos em cosméticos seguem a todo vapor. O problema é que, se não souber usar o produto, o resultado não chega nem perto do prometido na embalagem.

Anti-idade

Age tanto na prevenção do envelhecimento, impedindo que rugas e flacidez apareçam, quanto no combate aos sinais da idade. Entre os principais antioxidantes estão a vitamina C, capaz de estimular a produção de colágeno e elastina e clarear a pele, e as propriedades encontradas no chá-verde, na uva e no óleo de oliva.

Ordem de aplicação: após a limpeza e a tonificação da pele.

Horário de aplicação: pela manhã, seguido de protetor solar, e à noite.

Quantidade: o ideal para cobrir todo o rosto e pescoço é o equivalente a uma colher (chá) rasa do produto. Espere alguns minutos para que ele seja absorvido antes de aplicar a maquiagem ou o filtro solar.

Ácidos

Os mais usados são os retinoico e glicólico. Eles são excelentes opções para o tratamento de manchas e do envelhecimento da pele, pois aceleram a renovação celular. Ordem de aplicação: para que os ácidos entrem em contato com a pele e sejam eficientes, toda a gordura deve ser removida. Lave com um sabonete específico para seu tipo de pele, seque bem o rosto e, em seguida, aplique o ácido.

Horário de aplicação: devem ser sempre utilizados à noite, evitando uma possível reação ao sol, pois podem causar manchas.

Quantidade: a regra geral é aplicar o equivalente a uma moeda de 50 centavos. Comece com uma camada bem fina para sentir a tolerância da pele.

Antimanchas

Melhora o aspecto da pele, suavizando e, em alguns casos, até eliminando as manchas. Ordem de aplicação: após lavar o rosto para que possam penetrar mais profundamente.

Horário de aplicação: os mais eficientes, com ácidos e hidroquinona, devem ser usados à noite e retirados pela manhã, quando entra em cena o protetor solar.

Quantidade: se aplicado no rosto e pescoço, passe o equivalente a 1 colher (chá) rasa.

Antiacne

Previne a acne, reduz o número de lesões já existentes, diminui a oleosidade da pele e pode tratar as manchas escuras deixadas pelo problema. Esses cremes associam ativos como o ácido salicílico, que tem ação esfoliante, e a vitamina B3, responsável por reduzir a oleosidade e combater a inflamação.

Ordem de aplicação: após o uso do sabonete facial (de preferência com ácido salicílico). Depois é indicado passar um protetor solar matificante.

Horário de aplicação: sempre pela manhã, seguido de protetor solar matificante, e à noite, após lavar o rosto. Quantidade: o suficiente para cobrir a área com acne.

Hidratante

Reduz a perda de água da pele causada pelo processo natural de evaporação, baixas temperaturas, banhos quentes ou por procedimentos dermatológicos, como peelings e laser. Para isso, eles têm em sua formulação ativos que criam uma barreira no tecido cutâneo, caso da glicerina, do ácido hialurônico, dos óleos de amêndoas, avelãs, canola e da manteiga de karité.

Ordem de aplicação: sempre após a lavagem e a tonificação, podendo ser reaplicado durante o dia sem a necessidade de lavar o rosto novamente.

Horário de aplicação: a pele seca pode necessitar de mais aplicações do que a acneica.

Uniguaçu