Connect with us



Destaques

Grêmio diz que honra da Libertadores está em jogo e acusa River de planejar ação de Gallardo

Publicado

em

Safismi

Presidente Romildo Bolzan Jr. explica ação do clube na Conmebol e diz que reclamação não tem a ver com decisões do VAR; julgamento será no sábado, na Conmebol

Acompanhado de advogados do clube e de dirigentes, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, no auditório da Arena, para explicar a reclamação do clube na Conmebol. O Grêmio entrou com uma ação pedindo os pontos da derrota por 2 a 1 para o River Plate, na noite de terça-feira, que decretou a eliminação do time na Libertadores. O motivo é a participação na partida do técnico Marcelo Gallardo, que estava suspenso.

Romildo ressaltou que o o clube não contesta o resultado de campo nem a utilização do árbitro de vídeo (VAR), apesar da arbitragem não ter visto o toque na mão de Borré no primeiro gol do River. O presidente afirmou que o time argentino burlou as regras da competição por conta da participação de Marcelo Gallardo na partida e disse que a “honra” da Libertadores está em jogo.

– O que está em jogo aqui são valores muito mais profundos que o resultado de campo. O que está em jogo é a integridade do futebol, a moralidade do futebol. É não ser esperto, não ser malandro, não meter um boné na cabeça para não ser reconhecido e transgredir. O que está em jogo é a honra do campeonato, da própria Conmebol – afirmou.

Gallardo foi punido pela Conmebol na véspera do confronto com o Grêmio, por ter retardado o retorno da equipe argentina no intervaldo do jogo de ida, no Monumental de Núñez. O treinador assistiu ao jogo em uma cabine da Arena, mas foi flagrado pelas câmeras do Sportv se comunicando por rádio com um de seus auxiliares. No intervalo, entrou no vestiário para falar com seus jogadores. Após a partida, ainda deu entrevista admitindo a infração.

Em seu recurso na Conmebol, o Grêmio anexou imagens das câmeras de monitoramente da Arena como prova. O clube gaúcho ainda acusa o River Plate de não só saber de tudo previamente, mas também de ter planejado a ação de Gallardo, ao disponibilizar rádio comunicadores a ele e um de seus auxiliares. Romildo lembrou que os quatro semifinalistas da Libertadores assinaram um documento conjunto se comprometendo a respeitar o fair play nas semifinais.

– O que aconteceu aqui foi a infringência do regulamento do Código Disciplinar da Conmebol. O técnico do River estava suspenso e participou da partida, com a conivência, concordância, planejamento, com tudo patrocinado pelo River Plate. O River tinha time para ganhar de nós. E não precisava de utilizar de todo esse aparato para estabelecer essa disputa conosco – completou.

Uma comitiva do Grêmio, liderada pelo presidente Romildo Bolzan Jr., viajou ao Paraguai na última quarta, em voo fretado, para se encontrar com membros da entidade sul-americana e protocolar denúncia contra o River. O recurso do clube gaúcho será julgado na tarde de sábado, pelo Tribunal de Penas da Conmebol.

Embora os regulamentos da Libertadores e disciplinar da Conmebol não sejam claros em relação a possíveis punições a treinadores que desrespeitarem punições, o Grêmio acredita que se aplica as mesmas regras válidas para os jogadores. Cita os casos de Santos e Chapecoense, que foram punidos recentemente por escalações irregulares. Por isso, confia na reversão dos pontos e na participação na final da Libertadores.

ge

 

Uniguaçu