Connect with us



Notícias

Governo Municipal parabeniza Comunidade Indígena e auxilia na organização da Semana Cultural Online

Publicado

em

Safismi

Neste dia 19 de abril, o Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu parabeniza a Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekohá Ocoy pela passagem do Dia do Índio.

Uma data importante, celebrada também em vários países, visando à preservação da memória e a reflexão crítica nas diversas instituições de ensino sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

Em São Miguel do Iguaçu a data sempre foi marcada pela Semana Cultural Indígena, porém, por conta das medidas sanitárias preventivas da Covid-19, não foi possível realizar a comemoração em 2020. Mas, em 2021 a Comunidade Indígena está se organizando para realizar as atividades culturais de uma maneira diferente.

Nos dias 28 e 29 abril, será realizada a Semana Cultural Indígena Online. Nestes dois dias, os moradores da comunidade irão apresentar um pouco da história e dos costumes do povo indígena Avá-Guarani.

Pioneiros da aldeia irão explicar como foi criada a aldeia no Distrito de Santa Rosa do Ocoí e contar histórias sobre a comunidade. Também serão apresentados pratos típicos, com moradores ensinado o processo de preparo dos alimentos, serão realizadas apresentações culturais, pintura facial, entre outros costumes indígenas.

A organização do evento está contanto com o apoio dos professores do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo e do Governo Municipal. A diretora do colégio, Marli Takua Poty Ju Alves, deixou um convite especial a toda à comunidade:

 

Assessoria

 

Uniguaçu