Connect with us



Notícias

Governo lança plataforma virtual de ensino para saúde

Publicado

em

Safismi

O Governo do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná, lançou no mês de outubro o ESPPR Virtual. Trata-se de uma ferramenta de educação à distância que oferece cursos para profissionais das mais diversas áreas da saúde. A plataforma funciona em parceria com o ambiente de aprendizagem AVASUS, do Ministério da Saúde.

“Esta iniciativa vai de encontro com Política de Educação Permanente em Saúde. Com a plataforma, vamos capacitar os profissionais da área e fortalecer o SUS, além de melhorar ainda mais os serviços de saúde do Paraná”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

A diretora da Escola de Saúde Pública, Ana Fonseca, explica que os cursos disponíveis na ESPPR Virtual são autoinstrucionais e um de seus principais objetivos é atender tanto as necessidades de trabalho como de estudo de cada usuário. A nova ferramenta vai permitir que os estudantes adquiram conhecimentos que poderão ser aplicados em seu dia a dia, conforme a disponibilidade de tempo que possuam.

“Esta iniciativa vai garantir o acesso à formação e qualificação de todos os profissionais do SUS. Por ser uma ferramenta simples, à distância e sem custos, vamos atingir um número cada vez maior de pessoas”, ressaltou Ana.

Servidores que atuam na saúde podem ter acesso a todos os cursos. Além disso, estudantes, profissionais que trabalham na iniciativa privada e até entusiastas da área também terão acesso a conteúdos exclusivos.

CURSOS – Inicialmente sete cursos estão sendo ofertados pela plataforma: Introdução ao Acolhimento; Abordagem ao recém-nascido; Autocuidado: Como apoiar a pessoa com diabetes; Suporte Básico de Vida; Reconhecimento do Território; Trabalho com Grupos de Atenção Básica; Pai Presente: Cuidado e Compromisso.

Para usar o sistema, os alunos devem ir o site da Escola de Saúde Pública www.escoladesaude.pr.gov.br. Lá, eles podem ver os cursos que estão sendo ofertados e, após criarem um cadastro, poderão ter acesso ao conteúdo. Caso o aluno tenha alguma dificuldade, a plataforma oferece todo o suporte, por meio de manuais, vídeos demonstrativos e um chat para tirar dúvidas em tempo real.

EXPERIÊNCIA – Nos primeiros dias de lançamento, o sistema recebeu mais de 100 cadastros nos cursos. Todos ocorrem dentro do sistema AVASUS. Uma das profissionais que conhece e comenta sobre este método de aprendizagem é a enfermeira do Estado, Solange Rothbarba Bara.

Ela ressalta que estes cursos são uma excelente maneira de os profissionais de se manterem atualizados e ampliar os conhecimentos sobre aquilo que fazem no dia a dia.

“O bom destes cursos é que além de você aprender com quem pratica o assunto todos os dias, pode estudar onde quiser e no horário que quiser. Eu mesma, por exemplo, conciliava os cursos que fiz com os espaços entre o trabalho e minha vida pessoal. Dá pra aprender no seu tempo”, afirmou Solange.

Outro benefício que a enfermeira destaca é que os cursos emitem certificados que, para quem é servidor, ajuda na progressão de carreira.

“As vezes o profissional da saúde tem dificuldades em se aprimorar na carreira. Estes cursos são uma ótima opção para resolver este problema. Eu indico para todo mundo que conheço”, frisou a enfermeira.

Para saber mais sobre o ESPPR Virtual e os demais serviços da Escola de Saúde Pública do Paraná, acesse o site http://www.escoladesaude.pr.gov.br/

AEN

Uniguaçu