Connect with us



Notícias

Governo do Paraná deve prorrogar decreto do toque de recolher por mais 10 dias

Publicado

em

Safismi

O governo do Paraná deve prorrogar o toque de recolher em todo o Estado. A atual administração, por meio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) define na tarde desta segunda-feira (28) os últimos detalhes do novo decreto, que deve valer pelos próximos 10 dias. Ainda há dúvida, por exemplo, se o horário – entre 23h e 5h – permanecerá o mesmo.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, afirma que as medidas restritivas surtiram efeito nas duas últimas semanas. Em entrevista à RPC, ele afirmou que um dos indicativos é o número de pessoas esperando por vagas em hospitais. Eram cerca de 180 pacientes esperando leitos há 15 dias, número que caiu para cerca de 40 atualmente.

“Dá pra pra pra dizer com clareza nesses últimos 24 dias tivemos uma diminuição de 30, 35% o número de acidentados que chegam às portas dos hospitais. Isso foi importante pra conseguir fazer com que a nossa rede hospitalar consiga atender os pacientes. O toque de recolher tem sido efetivo e a Polícia Militar tem demonstrado os dados para a Secretaria de Saúde”, afirmou ele.

De acordo com o Beto Preto, o governo estadual obteve sucesso no Natal em relação à colaboração das famílias. Agora a missão é estudar novas formas ‘factíveis’ de regulamentar os festejos de Ano Novo.

“Com esses dados nas mãos, e também com os os aspectos epidemiológicos no número de casos, a curva de casos, possivelmente vamos sim, no período da tarde hoje, definir isso e ampliar por mais 10 dias o decreto do toque de recolher”, completou Beto Preto.

TOQUE DE RECOLHER: VIGÊNCIA DO DECRETO NO PARANÁ ENCERRA HOJE

O decreto do toque de recolher foi publicado pelo governo do Paraná no dia 1 de dezembro de 2020, com validade por 15 dias. Contudo, no dia 17 deste mês, as medidas foram prorrogadas por mais 10 dias. Ou seja, a vigência se encerra hoje (28).

O instrumento jurídico proíbe a circulação de pessoas entre 23h e 5h, com exceção de delivery (alimentos e remédios) além de profissionais da Saúde e Segurança.

Além disso, o decreto também proibia a realização de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações com mais de 10 pessoas, sendo que crianças de até 14 anos não entram nessa conta.

Conforme o último boletim da Sesa, o Paraná totaliza 398.806 casos confirmados e 7.621 mortes por coronavírus.

Uniguaçu