Connect with us



Notícias

“Geração Atitude” bate recorde de inscritos com 500 projetos

Publicado

em

Safismi

O “Geração Atitude” conquistou professores e alunos paranaenses. O programa da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) que apoia a formação cidadã de estudantes da rede estadual de ensino registrou um número recorde de inscritos na edição 2018. Foram cadastradas 500 propostas de projetos de lei desenvolvidas pelos jovens e que estão na disputa por uma vaga na próxima etapa do programa. O número é quase 120% maior do que o registrado na edição anterior.

A elaboração de propostas que podem se transformar em lei no Paraná é um dos mecanismos utilizados durante o programa para despertar nos jovens o interesse pela cidadania e pela democracia. Até chegar nesta etapa, os professores trabalham em sala de aula os conteúdos do “Guia do Cidadão”, cartilha desenvolvida especialmente para o projeto sobre os temas abordados pelo “Geração Atitude”. Os estudantes também têm a oportunidade de participar de um bate-papo com representantes das instituições parceiras para tirar dúvidas e trocar experiências.

Em 2017, foram inscritos 228 projetos. Este ano, os 500 estudantes na disputa representam todas as regiões do estado. Os 32 Núcleos Regionais de Educação têm, pelo menos, um aluno na competição. A maioria das propostas é voltada para as áreas da educação, saúde, meio ambiente, segurança e acessibilidade. Agora uma comissão avaliadora tem a missão de analisar todas as proposições e selecionar as 32 melhores ideias. O resultado será divulgado no dia 16 de agosto.

Os autores das propostas escolhidas e também os professores orientadores avançam para a próxima fase do “Geração Atitude”: a Caravana da Cidadania. Entre os dias 19 e 23 de novembro eles participam de atividades em Curitiba para conhecer de perto o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público. Os estudantes também terão a oportunidade de defender suas propostas no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, onde será anunciado o grande vencedor.

Leis – A proposta ganhadora do “Geração Atitude 2017” está tramitando no Legislativo para se tornar lei. O trabalho do jovem Douglas Froelich, que na época era aluno do Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, no município de Cruz Machado, propôs a criação do Dia e da Semana de Prevenção ao Bullying com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os danos causados pela prática.

Já a primeira ideia de um estudante da rede estadual de educação a virar lei foi da estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, na época com 16 anos e aluna do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte. O projeto transformou o “Geração Atitude” em política pública de estado.

O programa – O “Geração Atitude” foi formalizado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial para Assuntos de Políticas Públicas para a Juventude vinculada ao Governo do Paraná.

O programa estimula o debate entre os jovens de temas como cidadania, democracia participativa, voto consciente e ainda esclarece a atuação de cada uma das instituições envolvidas no projeto. Compreendendo melhor todos esses assuntos os jovens assumem o papel de agentes transformadores na sociedade em que vivem.

 

ALEP

Uniguaçu