Connect with us



Agricultura

Frutíferas são opções de renda para produtores do Oeste do Paraná

Publicado

em

Safismi

A região oeste do Paraná possui grande potencial para fruticultura, uma alternativa economicamente viável, principalmente para Agricultura Familiar. Este tipo de cultivo pode ser feito em pequenas áreas e com alto valor agregado, de produtos in natura, às diversas formas de processamento, como polpas, sucos, doces e sobremesas.

Também é possível diversificar a produção, com várias espécies de frutas ou de cultivares de mesma espécie, e produzir de forma escalonada, uma estratégia para renda em diversas épocas do ano, conforme o engenheiro agrônomo Alessander Von Wagner Fagundes, da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore).

As espécies de frutíferas de clima temperado podem ser distinguidas facilmente, já que, a maioria delas quando entram em dormência durante o inverno derrubam todas as folhas. As principais espécies cultivadas no Oeste do Paraná são a uva, pêssego, ameixa, caqui e figo.

Adaptação

A adaptação de cada espécie vai depender de características microrregionais. Por exemplo, a região de Cascavel e entorno, acumula em média 150h de frio por ano, o que pode favorecer o cultivo de espécies de clima temperado e, por haver maior susceptibilidade à geada, pode limitar a produção de espécies de clima tropical, conforme Fagundes. “Dessa mesma forma, na região de Guaíra e Terra Roxa, algumas variedades de frutíferas de clima temperado podem não florescer e frutificar adequadamente de forma natural, porque dificilmente a região acumula horas de frio suficiente”, observa.

Assistência técnica

A Biolabore, através de contrato firmado com a Itaipu Binacional, presta serviços de assistência técnicas e extensão rural a produtores familiares da região oeste do estado, com técnico especializado em fruticultura e uma equipe especializada em agroindústria, assessorando o produtor do começo ao fim da cadeira produtiva da fruticultura.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu